"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

19/11/2012

Quatro frases célebres





Para pensar...

Quatro frases a respeito do conflito de gerações, citadas pelo médico inglês Ronald Gibson, ao começar uma conferência:

1. "A nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, despreza a autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Os nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos.
Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem aos pais e são simplesmente maus."

2. "Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque esta juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível."

3. "O nosso mundo atingiu o seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais os pais. O fim do mundo não pode estar muito longe."

4. "Esta juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são maus e preguiçosos. Eles nunca serão como a juventude de antigamente.
A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura."

Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases.

Então, revelou a origem delas:

- a primeira é de Sócrates (470-399 a.C.)
- a segunda é de Hesíodo (720 a.C.)
- a terceira é de um sacerdote do ano 2000 a.C.
- a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilónia  e tem mais de 4000 anos de existência.

Nada mudou até agora...

4 comentários:

Unknown disse...

Parece-me que somos demasiadamente radicais.
Existem jovens bons
Existem outros distraídos
Existem os meninos da rua, aqueles que tiveram tudo mas nunca tiveram amor dos pais, família... desinteressaram-se por tudo.

Destruam a família e terão o fim da sociedade...

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Temos que admitir que os idosos sempre foram «velhos do Restelo», mas todos partimos de jovens, mas esquecemos as potencialidades da juventude.
As soiciedaes mudam, as tecnologias surgem, e o mundo não pára e são os jovens de ontem que gerem o mundo de hoje, como serão os jovens de hoje que terão de gerir o mundo de amanhã, em que eles terão que viver.

A evolução depende de todos mas serão uns poucos que tomarão as rédeas do Poder. Oxalá esses poucos tenham uma preparação adequada para tomarem as melhores orientações e não cedam à tentação de decidir por capricho, teimosia e obsessão do tipo «doa a quem doer» «custe o que custar».

Abraço
João

São disse...

Foi bom relembrar, rrsss

Boa semana, meu caro amigo

Celle disse...

LUIS, concordo plenamente com as palavras do João!Quando éramos jovens existia a juventude transviada, os adéptos do rock, só não era nas proporções atuais pois, o mundo não era globalizado como hoje!
hoje, tudo é explícito, antes se escondia...
beijos
celle