"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

21/10/2014

Homenagem a Ilustre Camarada e Amigo




GENERAL GABRIEL ESPÍRITO SANTO

A vida num sopro … de quem é ingénito!
Morreu esta 6ª feira à noite / 16 de Outubro, com 78 anos de idade, o General Espírito Santo.
Partiu um ilustre Soldado de Portugal, a Cultura Nacional perde um profícuo militar historiador e Bragança chora o desaparecimento de um dos mais queridos filhos da Terra.
Como Militar destaca-se o Combatente do Ultramar (Angola e Moçambique), o representante de Portugal na NATO, o Comandante do Exército e das Forças Armadas Portuguesas e o Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito.
Professor insigne, do Instituto de Altos Estudos Militares e da Universidade Católica, e Homem de Letras, com vasta bibliografia de referência no campo da Estratégia e da História Militar, o General Espírito Santo congrega a ancestralidade castrense inscrita na legenda camoniana «não houve forte capitão que não fosse também douto e ciente».
Quanto ao Homem, uma simples palavra bem transmontana define-o: sólido!
Fica a memória do Homem, o legado do soldado e o exemplo do patriota. Apesar destes tempos levianamente fátuos de uma Comunidade mal calibrada, que pouco mais consegue que uma sagração noticiosa em jeito de rodapé. Afinal, quem merece quem?

O General Espírito Santos marcou muitos e eu não fujo à regra, de tal forma que não resisto a três registos pessoais sobre a sua Pessoa:
+ Teve a simples «ousadia» de aceitar prefaciar e apresentar, no IESM, o meu livro «Restauração Portuguesa de 1640», em 2011, ele que era só o autor maior do tema em apreço, deixando ficar plasmada a frase «O Autor, mais por uma amizade de bragançanos que somos, do que por outras razões, pediu-me para escrever algumas palavras de apresentação da obra …». A humildade cai sempre bem a uma figura da sua exaltação.
 + Um dia, agarrou-me no braço, com aquele seu jeito paternal e firme, e incluiu o meu nome como Sócio Efectivo da Revista Militar, de foi Presidente da Direcção durante mais de uma apaixonada década. Não é que o «título», num meio cheio de currículos muito arredado de conteúdos, seja de «somais», mas ser sócio por essa via orgulha;
+ Já General, e durante uma conversa ocasional com este Capitão na Caixa Geral de Depósitos de Bragança, lembro-me de repente de o ver rodopiar a cabeça na direcção da porta, avançar alguns passos e dar, quase em jeito adolescente, dois beijos na face de um ancião a quem tratou carinhosamente por … «paizinho»!

O General Espírito Santo é de uma recente geração de oficiais em que a espada, a pena e a eloquência caminhavam juntos. À boa maneira dos seus igrejos avós. Uma geração de boa colheita, porventura a última, que brilhava como estrelas de um firmamento que orientava, mas que se vai esgotando à medida que cada luz se apaga, a cortina encerra e a plateia, cheia de tédio, vai esvaziando.
De pé e em sentido presto continência e deixo a minha profunda admiração pelo Cabo-de-Guerra e pelo cidadão Gabriel Espírito Santo, um Militar com Arte adestrado na Arte da Guerra e um Português que o foi realmente.
Ad glorium tute!
Abílio Pires Lousada
 17Out2014

Um adeus sentido a um Senhor e Militar!
Que a terra lhe seja leve.
Um obrigado e até um dia.

Abílio Pires Lousada
Tenente-Coronel

4 comentários:

São disse...

Os meus sentimentos a quem o estimava.

Que esteja na Luz!

Abraço para si, esperando que esteja bem

Celle disse...

IMAGINO QUE SEJA UM AMIGO, UM MILITAR ESTIMADO MERECEDOR DE SUA HOMENAGEM.
PENALIZADA COM SUA DOR RECEBA MEU ABRAÇO SENTIDO, SOLIDÁRIO E FRATERNO
MEUS PÊSAMES...

Graça Pereira disse...

Hoje venho só dizer que o meu livro FEITIÇOS, será lançado no próximo dia 29 de Novembro, no Auditório de Vila Nova de Gaia. Um sonho...que demorou tempo...
Abraço
Graça

Luis disse...

Boas Amigas,
Obrigado pelas palavras sinceras que aqui trouxeram neste momento em que mais um Camarada de Armas vejo desaparecer.
À Graça desejo-lhe que tenha um grande êxito no lançamento do seu livro.
Um abraço amigo.