"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

19/09/2010

AFINAL O “5 DE OUTUBRO” PODE TER OUTRO SIGNIFICADO


Comemorar o 5 de Outubro de 1143 em 2010

No contexto internacional da época, Portugal nasceu formalmente a 5 de Outubro de 1143 com a assinatura do Tratado de Zamora.
Nessa Terça Feira, 5, lá estarei na Igreja de Santa Cruz em Coimbra para depositar uma coroa de flores junto ao túmulo do nosso Fundador e recordar essa efeméride. Sem a ajuda de subsídios estatais.
Eleito antes de Zamora pelos ascendentes familiares de todos e cada um de nós (há 26 ou 27 gerações) - e não designado por "sagração" ou "coroação" divinas como aconteceu nos outros Estados europeus nascidos miticamente nesses tempos -, Afonso Henriques foi de facto o estratega fundamental da construção da nossa personalidade linguística, social, cultural e jurídica.
Sem a sua intervenção política decisiva em Zamora, eles iriam muito provavelmente comemorar no próximo 5 de Outubro el Centenario de la Republica Regional del Oeste Ibérico, o Eusébio seria zimbabweano, o Pelé argentino, o Manuel Alegre un poéte-citoyen de la Beira-Centre e, com muita sorte, Anibal Cavaco Silva Presidente de la Caja de Ahorro de Andalucia.
Tudo isto, claro, sem esquecer a historicamente bem sucedida integração europeia dos Fútbol Clube del Puerto, do Sport Lisbonne et Benfica e do Sporting Club of Lisbon.
Pois é: o que (não) foi assim, terá de ter, hoje e sempre, muita força...

Publicado por Luís Filipe Coimbra, no Blogue 31 da Armada


10 comentários:

Janita disse...

Muito bonito e eu subscrevo, inteiramente, esse legítimo orgulho na nossa Língua, na nossa Identidade e na independência da nossa Pátria Lusa. Esperemos que o timoneiro, que nos dirige, saiba manter a Nau no rumo certo...

Amigo Luis, que é feito de si?
Tenho sentido sua falta!

Beijinhos amigos da

Janita

Luis disse...

Minha Boa Amiga Janita,
Uma vez mais agradeço as suas simpáticas e muito amigas palavras. Tenho andado muito ocupado razão porque não tenho vindo aos Blogues. Espero em Outubro já estar com a vida normalizada. Um beijinho muito amigo.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Amigo Luís!

Há movimento, há vida no Blogue :)
Viva o 5 de Outubr, mesmo que ainda estejemos em Setembro :)))

As melhoras e descanse agora!
Boas férias.

Beijinhos da sua (e)ternamente amiga,

Unknown disse...

Caro Luís,
Estou consigo, viva o 5 de Outubro!

Beijinhos,
Ana Martins
Ave Sem Asas

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Passei por aqui para ver se havia algo novo. Estava convencido de que tinha aqui deixado um comentário, mas pelos vistos, errei ao fazer os acabamentos! O primeiro cinco de Outubro merece ter uma celebração especial, porque foi o parto da Nação. O segundo foi uma das muitas revoluções de luta pelo poder entre grupos políticos que embora o façam em nome do povo, têm para com este a mesma contemplação que os jogadores de futebol têm pela relva dos estádios.
Mas os populares, por estarem menos esclarecidos, vão atrás em apoio dos que os convencem com palavras mais sonoras e atraentes, mas são as maiores vítimas durante a revolução e depois, porque ficam sujeitos aos caprichos de novos tiranos e ambiciosos, continuam a ser explorados de uma forma ou de outra.
E não digo mais. Ou talvez valha a pena sugerir que metam os candidatos numa grande arena onde se debatam à vontade e depois que saia primeiro o vencedor. Poupavam-se as gastadoras campanhas eleitorais, que o povo tem que pagar para gáudio dos concorrentes.
Viva o 5 de Outubro do Afonso Henriques.

Um abraço
João
Do Miradouro

Graça Pereira disse...

Amigo Luis
Já vim aqui não sei quantas vezes...e o blog continuava estático!
Ainda bem que "acontece" um cinco de Outubro por aqui...para revolucionar tudo...Estou de acordo com o texto e...viva o 5/10/1143 e D.Afonso Henriques!!
Beijo amigo
Graça

Janita disse...

Amigo Luis.
Venho dizer-lhe, com toda a sincera amizade que lhe dedico: cuide bem de si e procure não se afadigar demais.

Desejo vê-lo de volta com a habitual boa disposição e a alegria natural do seu coração puro e solidário.

Beijinhos da amiga
Janita

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Bom dia, Luís.
Nome de meu filho ( Luiz Otávio), de meu marido (Luiz Otávio), e de meu irmão (Luís José).
Obrigada pela viagem no tempo.

Anónimo disse...

Prometi e vim!
Ainda bem!
Gostei do que li,da companhia daqueles que tb me visitam!
Obrigada pelas suas palavras no meu canto.
Beijo.
isa.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido Luís!

Amigo :)))
Ainda bem que o teremos de novo, mais no nosso meio, sempre com esse belo sorrisso e esse seu jeito afável e carinhoso de tratar, sempre com respeito, todos os seus amigos.
Já que teima em não vir cá à casa, será um dos meus convidados para a Quinta às Sextas muito brevemente.
Prometo!

Espero que esteja livre dessa gripe medonha que tinha da última vez que falamos.
Fiquei preocupada consigo.

Beijinhos da sua (e)ternamente amiga,