"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

12/02/2011

CONTINUAMOS NO FAZ-DE-CONTA…

NOTÍCIAS EXAGERADAS

O Primeiro-ministro e o seu séquito de apoiantes têm vindo a celebrar de forma esfuziante o crescimento registado pelas Exportações portuguesas em 2010. Os resultados foram positivos mas um tão grande alarido só pode “resultar da ignorância”, para usar uma máxima tão cara ao notável dr. Assis. Ou então são o resultado de uma terrível dificuldade com a aritmética, algo difícil de explicar entre gente que durante tanto tempo frequentou o nosso sistema de ensino.

Se olharmos para os últimos anos verificamos que o valor registado em 2010 corresponde, de facto, à simples recuperação da perda verificada com a crise mundial, que provocou uma queda de 16% em 2009. De facto, mesmo em preços correntes, o valor verificado em 2010 está abaixo dos registados em 2007 e 2008. E estão ainda 1 ponto percentual de PIB abaixo de 2007.

Por outro lado, as Exportações são ainda apenas 36,8 mil milhões de euros, muito menos que os 56,8 mil milhões de Importações, que cresceram 10,2%. Assim, usando aritmética do ensino básico, é fácil concluir que a balança de bens é negativa. De facto, deteriorou-se em 2,1% (20,1 mil milhões negativos contra 19,59 mil milhões negativos), contribuindo negativamente para o crescimento do PIB.

Diria, portanto, que as notícias sobre o extraordinário comportamento das exportações são claramente exageradas.

António Nogueira Leite, Economista
Correio da Manhã, Economia Livre, de 11/02/2011

NOTA:
Como nos podemos aperceber o sr. Engenheiro continua com a “Banha-de-Cobra” tentando enganar o Zé Povinho que já não acredita no mundo do “Faz-de-Conta” que ele, permanente…mente, nos quer impingir!!!

Sem comentários: