"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

30/01/2012

Classe média em risco de «implosão»


Surge agora a notícia Classe média está em risco de “implosão” que refere um estudo da autoria do sociólogo Elísio Estanque, a chegar às bancas esta semana podendo os interessados ler todo o texto clicando no seu título.

Este artigo que foi tratado no Blogue Do Miradouro mereceu este meu comentário que transcrevo por julgar ser um alerta ainda que já se tenha perdido muito tempo a “chover no molhado” sem resultados palpáveis! Mas, mais vale tarde que nunca e daí a minha intervenção.


Caríssimo Amigo João,

Este artigo é duro e realista mas, no meu entender, exige que se faça uma reflexão sobre o porquê disto estar a acontecer. Com o perigo de "chover no molhado" vou referir alguns casos que a isto levaram.
Fala-se muito do "Estado Social" mas para ele existir tem que haver riqueza para se poder distribuir! Criar-se um "estado Social" sem essa premissa cai-se neste abismo em que estamos.
Para isso deve haver governantes "à séria" ou seja pessoas capazes, coisa que tem rareado pois a maioria deles têm origem nos Boys e nos Jotas...
Não pode haver a utilização do "Poder" para "egoísticamente" se aproveitarem para enriquecimento diria ilícito!
Reformas a "torto e a direito" e, ainda por cima a maioria ditas "pornográficas", sem cobertura pois não foram criadas reservas matemáticas para as sustentar. Agravado por serem dadas antes da data prevista dos 67 anos... Isto, claro está ajuda ao caos em que vivemos.
Criação de "subsídios" por tudo e por nada permitindo-se a "subsídio-dependência" e a fuga ao trabalho...
A "Banca" facilitando créditos fáceis e na maioria das vezes "enganosos"!
A agravar a criação de "Fundações", "Associações", "Empresas (eu diria fantasmas) todas elas para "empregar" amigos, boys e Jotas!
Continuando, permitindo-se haver Deputados, assessores e toda esta "massa politica" existente em número astronómico igualmente para "empregar" amigos, boys e Jotas!
Politizando-se a Justiça, a Educação e a Saúde!
Criando-se a farsa de que é necessário todos nós pagarmos a existência dos Partidos que mais não passam de "clubes" para se servirem em vez de eles subsistirem à custa dos seus "sócios"!
Não havendo Princípios, Valores nem Equidade (especialmente na área fiscal) como se poderá compreender falar-se no tal "ESTADO SOCIAL"?
Mais haveria a apresentar mas o principal já foi referido.
Mas a culpa inicial de tudo "ISTO" é do ZÉ que com a sua "ganância" e "ignorância" tudo permitiu julgando que iria assim haver um "Paraíso"... (claro, sem qualquer esforço para o obter)!
AMARGA ILUSÃO!
Desculpa o "arrazoado" e a extensão deste comentário mas começo a não ter pena do ZÉ que tudo tem permitido e só agora se queixa porque lhe foram aos bolsos... Pois nunca deram ouvidos aos que lhes chamam à atenção dos "cantos da sereia" destes políticos de "meia-tigela" que enganam para se servirem!
Um abraço amigo e solidário sempre ao teu lado.

A. João Soares
disse...
Caro Luís,
Agradeço a tua generosidade de elaborares esta bem tecida reflexão. O ZÉ, na sua bonomia e ingenuidade, por não ter recebido uma Educação eficaz, devido a um ensino pouco mais do que inócuo, deixa-se levar por promessas enganosas de felicidade de bem-estar e de riqueza, e embarca nos cantos de sereia dos bancos e dos políticos, «vá de férias e pague depois», vote em mim e ganhe o paraíso. Os vendedores da banha de cobra só enganam os inocentes sem informação válida sem saberem raciocinar e comparar as hipóteses para escolher a mais válida.
O primeiro passo é esclarecer o povo e ensiná-lo a pensar racionalmente. E isso não é objectivo de ninguém, nem de sindicatos nem de partidos nem de associações ou clubes. Há um «marketing» desonesto, tendencioso, mal intencionado que mina os comportamentos dos mais ingénuos que são a maioria dos ZÉS.

Acerca da injustiça social, da pobreza, da corrupção e de outros males que afligem a humanidade, podem ser vistos os posts seguintes, e muitos outros aqui publicados:

- Globalização. Seus inconvenientes sociais
- Globalização ou Colonização Moderna???
- Como enriquecer sem fazer esforço !!!
- Fosso entre ricos e pobres na mira da OCDE
- Número de sem-abrigo tem aumentado
- Justiça Social ???
- Emigração do capital
- Justiça Social deve ser o objectivo principal
- A crise deve ser estímulo para nova etapa de civilização
- Discurso de António Barreto. 10 de Junho
- Corrupção, pobreza e injustiça social
- Política é forma de enriquecimento rápido
- Telemóvel usado em exagero
- Corrupção, pobreza e injustiça social
- Economia, moral e política


Abraço
João

1 comentário:

Luis disse...

Ainda a propósito deste tema e reforçando apresento um comentário do amigo João recebido por e-mail:
"ESTARÃO AQUI ALGUNS NÚMEROS RELATIVAMENTE INFLACIONADOS, TODAVIA NÃO MUITO LONGE DA VERDADE.
Aqui vai a razão pela qual os países do norte da Europa estão a ficar cansados de subsidiar os países do Sul.

Governo Português
3 Governos no continente e ilhas
333 Deputados no continente e ilhas
308 Camaras
4259 Freguesias
1770 Vereadores
30000 Carros
40000(?) Fundações e Associações
500 Assessores em Belém
1284 Serviços e Institutos Públicos
Para a assembleia da República Portuguesa ter um número de deputados equivalente ao da Alemanha teria de o reduzir mais de 50%

O POVO PORTUGUÊS NÃO TEM CAPACIDADE PARA CRIAR RIQUEZA SUFICIENTE PARA ALIMENTAR TODA ESTA GENTE!
E o PR e o Governo o que vão decidir? Temos que ficar atentos e reclamar insistentemente."