"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

20/02/2011

A IGNORÂNCIA PERSISTE E O MINISTRO CONTINUA...


Radares da zona costeira estão desligados há três meses

http://www.publico.pt/Sociedade/radares-da-zona-costeira-estao-desligados-ha-tres-meses_1480127

Vigilância

O novo sistema de vigilância da costa portuguesa só deverá estar pronto em Agosto. Mas o antigo sistema de radares já foi desligado em Novembro, deixando o litoral a ser vigiado por binóculos e patrulhamentos da GNR.
Só em Agosto deverá ficar concluído o novo sistema de vigilância (Foto: Daniel Rocha/arquivo)
A ordem para desligar todos os radares foi dada a 8 de Novembro de 2010 por um despacho do comandante da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, major-general Hermínio Alves, informou o Ministério da Administração Interna, em resposta a um requerimento feito pelo PCP, avança hoje o “Diário de Notícias”.
Acontece que só em Agosto deverá ficar concluído o novo sistema de vigilância (Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo, SIVICC), composto por 28 postos de observação, 20 fixos e oito móveis. A primeira fase deste sistema, concluída em Janeiro, incluiu a entrada em funcionamento de dois desses postos de observação, no Algarve (Cabo Sardão e Praia do Ancão). No entanto, não estão ligados ao Centro de Comando Operacional de Lisboa.
O ministério lembra que “a ex-Brigada Fiscal tomou, desde sempre, medidas de contingência para reforço das áreas mais afectadas com o cessar da capacidade tecnológica” do antigo sistema de vigilância, cita o jornal. Além disso, salienta, já entraram em funcionamento 50 câmaras térmicas portáteis, o que “é um garante de capacidade de observação da orla marítima portuguesa, em todas as condições atmosféricas e em ambiente nocturno e diurno”.
António Filipe, do PCP, sublinhou que o antigo sistema de vigilância “estava obsoleto e foi sendo desactivado”. No entanto, o novo conjunto de radares - orçado em cerca de 30 milhões de euros - deveria ter começado a funcionar gradualmente, “mas isso não aconteceu”, notou. Assim, considera, o “hiato entre os dois processos” pode “deixar zonas da costa com graves falhas de vigilância”.

Decisão sobre radares foi "mais um erro" de Rui Pereira

http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/decisao-sobre-radares-e-exemplo-da-gestao-terrivel-do-mai_1480175

Decisão do MAI

O PCP já veio criticar a desactivação dos radares do sistema de vigilância da costa portuguesa. O CDS-PP lamenta "mais um erro" do Ministério da Administração Interna, tutelado por Rui Pereira.
Para o CDS, a decisão é mais um erro da "gestão terrível da parte do MAI" (Foto: Carlos Lopes/arquivo)
O deputado comunista António Filipe lamenta que o sistema não tenha sido substituído a tempo, sublinhando que deviam ter sido tomadas medidas porque era previsível que o que existia ia ficar obsoleto.
“O que há aqui de negativo é o facto de ter havido um sistema que ficou obsoleto, sendo que era previsível que isto ia acontecer porque o sistema não fica obsoleto de um dia para o outro”, disse à Lusa o deputado do PCP.
O antigo sistema de radares já foi desligado em Novembro, deixando o litoral a ser vigiado por binóculos e patrulhamentos da GNR.
O Governo argumenta, porém, que o controlo da costa nunca esteve em causa e que as apreensões de droga e do pescado até aumentaram em relação ao ano anterior.
“Isto não nos tranquiliza porque, sendo positivo [o aumento das apreensões], poderia levar a concluir que não era preciso sistema nenhum”, sublinhou António Filipe.
“Evidentemente que temos autoridades que se esforçam e fazem o melhor para que, mesmo na falta deste sistema, a costa não fique desprotegida”, admitiu o deputado. No entanto, realçou, “se o Estado decide investir num sistema electrónico de vigilância da costa, é porque é necessário”.
Para o deputado, o importante agora é que o sistema esteja “montado o mais rapidamente possível e que as obras que estão em curso se concluam sem que haja derrapagens”.
Por isso, garantiu, o PCP irá “continuar a acompanhar esta questão com preocupação”.
O CDS-PP também já veio dizer que este é mais um erro do Ministério da Administração Interna, tutelada por Rui Pereira.
“É absolutamente lamentável e é mais um erro daquilo que tem sido uma gestão terrível da parte do MAI em vários dossiers. Todos nós temos memória do que aconteceu com os blindados, com as eleições, e este é um processo que há bastante tempo o CDS também tem denunciado”, referiu o deputado Nuno Magalhães citado pela TSF.

7 comentários:

São disse...

Já nem sei que diga faxe ao que se passa no país...

Um abraço.

José disse...

Caro amigo Luís!
Obrigado por sempre me visitar.
É uma bandalheira no ministério do Rui Pereira.
Os blindados, chegaram atrasados, no cartão de eleitor, não teve melhor,
e costa sem vigilância, droga com abundância.
É uma vergonha tudo o que se passa, e isto não é falar por falar, é uma realidade, e eu vivo aqui mesmo junto ao mar sei do que falo.
Amigo Luís, como é um Oficial do Exercito, e possivelmente fez algumas comissões no Ultramar. Eu tenho alguns poemas publicados Em livro e Jornais sobre a guerra de África, e soube ontem pelo director do jornal, que os meus poemas foram seleccionados, por uma professora da Universidade de Coimbra para um livro sobre a mesma guerra, estou contento por alguém reconhecer os simples versos que eu escrevo.
Desculpe lá este desabafo, desabafei consigo porque é meu amigo.

Um grande Abraço,
José.

Luis disse...

Meu Bom Amigo José,
Fico feliz por lhe terem reconhecido valor nos seus poemas! Ainda bem e é justíssimo! Pessoalmente também tenho gostado do que escreve e por isso quando aparecer esse livro diga-me para eu o comprar, ok?
Um forte abraço muito amigo.

Lourdes disse...

Luís
O que escreve é uma realidade triste do estado do nosso país que me leva a pensar no que será o nosso futuro. Educámos os nossos filhos com base na verdade e, dos nossos governantes, eles só ouvem mentiras; transmitimos-lhes conceitos que estão sempre a ser postos em causa pela classe política.
Beijinhos
Lourdes

A. João Soares disse...

O que podemos esperar de um ministério se até num problema tão fácil erra vergonhosamente e depois não sabe esclarecer.

Com tantas «dificuldades», poderá não ser um erro vulgar, mas uma trafulhice que não lhes convém confessar!!!

Um abraço
João
Do Miradouro

Luis disse...

Caríssimos,
Cá para mim foi mesmo uma Trafulhice de que não querem descalçar a bota...
Um abraço amigo.

Luis disse...

Caríssimos,
Cá para mim foi mesmo uma Trafulhice de que não querem descalçar a bota...
Um abraço amigo.