"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

25/10/2010

NEM 8 NEM 80


Viver ou Juntar dinheiro.

Há determinadas mensagens que, de tão interessantes, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi recentemente.
Li numa revista um artigo no qual jovens executivos davam receitas simples e práticas para qualquer um ficar rico.

Aprendi, por exemplo, que se tivesse simplesmente deixado de tomar um cafezinho por dia, nos últimos quarenta anos, teria economizado 30 mil reais. Se tivesse deixado de comer uma pizza por mês, 12 mil reais. E assim por diante.

Impressionado, peguei um papel e comecei a fazer contas. Para minha surpresa, descobri que hoje poderia estar milionário. Bastaria não ter tomado as caipirinhas que tomei, não ter feito muitas viagens que fiz, não ter comprado algumas das roupas caras que comprei. Principalmente, não ter desperdiçado meu dinheiro em itens supérfluos e descartáveis.

Ao concluir os cálculos, percebi que hoje poderia ter quase 500 mil reais na minha conta bancária. É claro que não tenho este dinheiro. Mas, se tivesse, sabe o que este dinheiro me permitiria fazer? Viajar, comprar roupas caras, me esbaldar em itens supérfluos e descartáveis, comer todas as pizzas que quisesse e tomar cafezinhos à vontade. Por isso, me sinto muito feliz em ser pobre.

Gastei meu dinheiro por prazer e com prazer. E recomendo aos jovens e brilhantes executivos que façam a mesma coisa que fiz. Caso contrário, chegarão aos 61 anos com uma montanha de dinheiro, mas sem ter vivido a vida.

Texto de Max Gehringer


"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO mas, simultaneamente, evite que ele seja CONSUMISTA”.

5 comentários:

Janita disse...

Meu querido amigo Luis.
Ora aqui está uma boa máxima.
Ou se vive a vida e para isso há que abrir os cordões à bolsa, ou se vive economizando e chegamos a velhos com um bom pé-de-meia mas, sem termos aproveitado as coisas boas da vida, sim senhor!
Penso que no meio termo é que estará a verdadeira sabedoria.
Como é que o amigo Luis tem passado? Espero que esteja bem.
Há muito que não me visita, Luis.
Tenho sentido a sua falta!
Beijinhos, amigo.
Janita

Celle disse...

Luis, o importante é saber usar o dinheiro. Ensinar as crianças a gastá-lo bem em coisas úteis e quando necessário. Assim a medida que vai entrando, vai saindo paulatinamente e produzindo felicidade.
beijinhos
Celle

Graça Pereira disse...

Querido Amigo Luis
Adorei este post que me fêz pensar, a mim que cheguei ontem de Liverpool, onde passei uns dias com família que lá reside e que foram dias maravilhosos...Quando acabei de ler o teu artigo, pensei: se não tivesse feito esta viagem, teria agora a minha conta um pouco mais gordinha...pois era! Mas não teria vivido os dias felizes que lá passei!
Defacto...o dinheiro, não é tudo!!
Beijocas amigas
Graça

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Este texto é tão óbvio que nem precisa de comentário. Vem ao encontro dos posts:
- Dinheiro não dá felicidade
- Mark Boyle: Há um ano sem dinheiro
- Simplicidade na vida
- A Simplicidade é louvável

O dinheiro quando é transformado em objectivo fundamental traz desgraça moral, aprisiona, escraviza, impedindo de se gozar os benefícios da vida, o que há de belo e agradável pela simplicidade. Por isso deve ser usado na dose conveniente como um medicamento e com muita precaução como se fosse uma arma perigosa.

Um abraço
João
Só imagens

Luis disse...

A Todos os meus Bons Amigos,
É realmente bom que possamos incutir nos nossos descendentes algo que os enobreça!
Hoje em dia são as aparências que contam - gasta-se o que se não tem para mostrar-se o que se não é - somos como as cigarras, esquecendo que são as formigas as que têm razão!!!
Saudações amigas e solidárias.