"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

04/07/2011

TEMPO DE ESPERANÇA!


Raramente nas últimas décadas teremos tido entre nós condições mais favoráveis a reformas políticas

O novo director da Fundação Konrad Adenauer para Espanha e Portugal, Thomas Stehling, promoveu em Lisboa, durante o fim-de-semana, a conferência regional anual daquela fundação alemã, dedicada à reflexão estratégica. Foi uma ocasião estimulante que permitiu ouvir sensibilidades diferentes, vindas sobretudo de responsáveis alemães, ingleses e espanhóis.

O tema central do encontro era a "Primavera árabe", mas o centro das interrogações estava sobretudo no futuro do euro. Paulo Portas falou na sessão de abertura, como novo ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Foi a sessão mais concorrida, com uma vasta plateia de embaixadores estrangeiros. Esperava-se uma apresentação
da nova política externa do novo Governo de Lisboa.

Paulo Portas fez um vigoroso discurso de política externa, e para ouvidos externos, mas não falou sobre a política externa portuguesa. Explicou que não devia fazê-lo, antes da apresentação do programa do novo Governo no Parlamento. Preferiu explicar a nova situação política portuguesa e enumerar as condições que vão permitir a Portugal cumprir o acordo com a troika. A impressão final, na audiência, foi a de que tinha sido convincente.


Portugal tem realmente condições invulgarmente favoráveis para enfrentar a situação financeira - que é invulgarmente desfavorável. Os partidos da nova coligação governamental dispõem de maioria parlamentar confortável e de maioria eleitoral. Existe significativa convergência programática entre os dois partidos. Existe também uma hierarquia eleitoral clara entre eles, o que desincentiva quezílias desnecessárias.


O novo Governo foi constituído em tempo recorde e apresentou caras novas, com sólidos currículos profissionais. Dispõe da confiança do Presidente da República. Mesmo o episódio da não eleição de Fernando Nobre para a presidência do Parlamento - que poderia ter sido sombrio - foi superado com elegância e acabou por ter um final feliz.


Acresce que o maior partido da oposição foi o promotor e primeiro subscritor do acordo com a troika. A extrema-esquerda sofreu um recuo eleitoral vincado e o Partido Comunista limita-se a resistir no declínio. Por outras palavras, Portugal tem uma esmagadora maioria parlamentar, eleitoral e social favorável à aplicação do acordo internacional de saneamento financeiro.


Raramente, nas últimas décadas - talvez desde os primeiros mandatos da coabitação entre as maiorias absolutas de Mário Soares, em Belém, e de Cavaco Silva, em São Bento -, teremos tido entre nós condições mais favoráveis a reformas políticas. É certo que o desafio é enorme e o risco de saída do euro é simplesmente brutal. Mas Portugal teve já duas experiências de sucesso com o FMI, e os portugueses estão obviamente convencidos de que não há alternativa ao plano de reformas.


É agora imprescindível que o novo Governo não interprete mal estas boas notícias. Elas simplesmente representam uma enorme responsabilidade para o executivo. Não há desculpas para falhar. E o preço do fracasso seria colossal.


É imperioso que a coligação mantenha os boys fora dos lugares de controlo e que os apetites das máquinas partidárias sejam implacavelmente dominados. As habituais clientelas, públicas e privadas, têm de ser submetidas a uma dose maciça de concorrência. E o queixume terceiro-mundista contra o capitalismo deve dar lugar a um clima de confiança na empresa livre, na poupança e no investimento. Talvez não seja impossível.


Director do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa; titular da cátedra European Parliament/Bronislaw Geremek in European Civilization no Colégio da Europa, Campus de Natolin, Varsóvia


Público 2011-06-27 João Carlos Espada

7 comentários:

José disse...

Meu caro amigo Luís!

Estou voltando, estava cheio de saudades da blogosfera, e dos meus amigos/as. Eu vou continuar com a minha tesoura em punho, para cortar aqui e ali, sempre que for necessário.
Só espero que eles consigam endireitar isto, e que a gente não chego à situação da Grécia.

Um grande Abraço,
José.

Janita disse...

Querido Amigo Luís.
Esperança e confiança é tudo o que nós esperamos recuperar e não perder a crença de que o povo português possa ser tratado com o respeito que merece.
Esperemos pois, embora isto esteja difícil dado a situação em que nos encontramos.
Beijinhos amigos com o meu imenso carinho.
Janita

Celle disse...

LUIS, passei para lhe deixar um abraço. Recomendações à familia!
Celle

Celle disse...

LUIS, passei para lhe deixar um abraço. Recomendações à familia!
Celle

Luis disse...

Caríssimo Amigo José,
Ainda bem que retornou a esta vida virtual. Fazia falta! Volte mais vezes que será sempre bem recebido.
Um forte abraço muito amigo.

Luis disse...

Querida Amiga Janita,
A Esperança é a última coisa que devemos perder e por isso vamos todos trabalhar para que este governo ponha as "contas em dia" pois só assim seremos independentes!
Beijinhos muito amigos e solidários.

Luis disse...

Minha Querida Amiga Celle,
Obrigado pelas suas palavras e fico a aguardar o seu comentário que muito apreciei.
Beijinhos muito amigos e solidários.