"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

19/05/2012

EXEMPLO A SEGUIR!

França reduz em 30% os salários do Presidente e dos ministros 

 Hollande liderou nesta quinta-feira o primeiro Conselho de Ministros A medida já tinha sido anunciada durante a campanha eleitoral do Presidente francês François Hollande, mas foi confirmada nesta quinta-feira na primeira reunião do Conselho de Ministros. 

O Presidente e os ministros vão ganhar menos 30%. A redução salarial foi confirmada aos jornalistas por diversos ministros do novo Governo. A medida, que fazia parte do programa de Hollande, pretende ser simbólica em tempo de crise. 

O novo Presidente tinha prometido um Executivo “exemplar”. O salário do Presidente, que tinha aumentado 170% em 2007, para 19.000 euros mensais, logo após a eleição de Nicolas Sarkozy, passará para cerca de 13.000 euros mensais, adiantou a AFP. 

Todos os membros do novo Governo – o primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault e a equipa composta por 17 homens e 17 mulheres – assinaram uma “carta de deontologia” em que se comprometem a rejeitar qualquer situação de conflito de interesses e a não acumular o cargo ministerial com um mandato parlamentar ou a liderança de um governo local. 

Após a tradicional “fotografia de família”, os novos ministros ouviram Hollande a pedir-lhes que “se entreguem ao trabalho, sem demoras”. 

O Presidente francês apresentou na quarta-feira o novo Governo, tendo escolhido Laurent Fabius, de 65 anos, para o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Pierre Moscovici, de 54 anos, para a difícil pasta das Finanças. Michel Sapin, de 60 anos, é ministro do Trabalho. A Indústria ficou a cargo de Arnaud Montebourg, de 49 anos, membro da ala esquerda do partido Socialista francês. O ministro da Defesa é Jean-Yves Le Drian, de 64 anos, enquanto Manuel Valls, da ala mais à direita no PS, é ministro do Interior. A antiga porta-voz da campanha de Hollande, Najat Vallaud-Belkacem, uma franco-marroquina de 34 anos, foi escolhida para ministra dos Direitos das Mulheres e porta-voz do Governo, enquanto Christiane Taubira, de 60 anos, ficou com a pasta da Justiça. Aurélie Filipetti é ministra da Cultura e Marisol Touraine, de 53 anos, irá encarregar-se dos Assuntos Sociais e Saúde.



1 comentário:

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Os Franceses são uns otários!!! Não seguiram o exemplo «brilhante» dos políticos portugueses que pouparam a elite autocrática aumentaram os observatórios, as comissões e a quantidade de assessores, não mexeram nas fundações, etc, etc, para aumentarem o enriquecimento da malta do clã, os seus coniventes e cúmplices. E, para obter dinheiro para tapar o buraco da dívida aumentaram o IVA, as taxas moderadoras«, etc, reduziram os subsídios, etc. Sem verem que isso ia rebentar o comércio, muitas indústrias o que dava desemprego, r«e reduzia os impostos das empresas falidas e os pagamentos de trabalhadores para a segurança social. E, assim , País ficou à beira da bancarrota.
Um país não é grande por milagre. No entanto os nossos «acreditam» têm esperança e entretanto asseguram, garantem... e chamam OPORTUNIDADES ao desemprego e apelidam de piegas os portugueses...

Onde iremos parar ???

Um abraço

João