"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

25/01/2013

Austríacos votam continuação do serviço militar obrigatório






O chanceler austríaco Werner Faymann votou hoje no referendoFotografia © Leonhard Foeger/ Reuters
Cerca de 6,3 milhões de austríacos são hoje chamados às urnas num referendo sobre a continuação do serviço militar obrigatório ou a criação de um Exército profissional, com as últimas sondagens a indicarem uma preferência pelo atual modelo.
A votação iniciou-se às 06:00 e prolongar-se-á até às 16:00.
O debate dividiu a coligação do Governo, com os social-democratas a defenderem a criação de um Exército profissional e os conservadores a favor da manutenção do serviço militar obrigatório.
Nota:
Era de prever o propósito de «destruição das Forças Armadas» por parte deste Governo! Recordo, a propósito, a posição declaradamente assumida por Pedro Passos Coelho, então como Presidente da JSD, contra o SMO!
Considero que a extinção do SMO foi um dos primeiros passos para reduzir e destruir as Forças Armadas!
Lamento também o silêncio comprometedor e comprometido das Chefias Militares ante todo este processo!
Abraço amigo,
AMF.

3 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Luís,

O meu ideal seria que as pessoas e os Estados deixassem de necessitar de militares e de polícias, sinal de que se respeitariam e se entenderiam numa vida comunitária harmoniosa em que todos agissem com respeito pelos direitos dos outros e para o engrandecimento das sociedade e dos Estados, para bem de todos.

Mas na realidade este paraíso ainda está distante e, entretanto os militares são necessários para defender os seus Estados das agressões de outros, etc, etc.

O SMO, quando existia entre nós, era uma escola de civismo de vida colectiva, trabalho de equipa em que todos se respeitavam e havia disciplina nos comportamentos. Ouvi muitas vezes, na minha aldeia, os mais velhos dizerem a rapazes traquinas: estás a precisar de ir à tropa para te tornares homem.

Pelos vistos a Áustria já deu conta disso e quer voltar atrás.

Um abraço
João

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
Concordo inteiramente com o teu comentário e lembro-me que noutros tempos não havia "moçoila" que quisesse casar com individuo que não tivesse ido às "sortes" porque isso era sinal que o "rapaz" quando terminasse a tropa seria Alguém mais qualificado!
A propósito julgo que não é só na Áustria que se está a pensar no SMO, pois em França também estão sensibilizados a esta medida!
minorava o desemprego, melhorava o civismo das "gentes", pois o SMO sempre foi uma escola de virtudes!
E para se cumprir com as nossas obrigações no exterior gastaríamos menos!
Um abraço amigo.

São disse...

Pessoalmente, que não sou militarista, penso que deveria existir o serviço militar obrigatório : é um rito de passagem,,,,e nos presentes tempos nenhum existe!

Um abraço, caro amigo.