"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

28/01/2013

QUERES SER COMANDO? QUERO



Queres ser Comando?

-Quero!

Então vai e cumpre o teu dever

E ele cumpriu. Foi um militar brilhante que nunca abandonou os seus homens nem nunca abdicou dos seus ideais. O espírito de sacrifício, a disciplina, o saber, fizeram dele uma referência. Entrou para a Escola do Exército em 1953 e fez cinco missões de serviço em África e na Índia. Liderou  (em Novembro de 75) a intervenção dos Comandos ao quartel da Ajuda  (Lisboa), onde obteve a rendição das chefias da Polícia Militar. Em 95, foi condecorado pelo Presidente da República  (Mário Soares) com a medalha de Grande-Oficial com Palma, da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito. Na reserva  (desde 1981), era um dos mais medalhados Comandos do Exército. Nunca deixou de ser admirado pelos seus homens e contestado pelos opositores. Morreu, hoje, o Major-General Jaime Neves.  Mama Sume. Paz à sua Alma


3 comentários:

Luis disse...

Tive oportunidade de estar no Cemitério do Alto de São João e ver o mar de "boinas vermelhas" que acompanharam Jaime Neves. Já ontem durante a noite foi o mesmo na Igreja da Academia Militar. Prova evidente do CHEFE e CONDUTOR DE HOMENS que ele foi durante toda a sua Vida! Presentes na sua maioria Militares Amigos, Ausentes a maioria dos nossos políticos. Porquê? Fica a pergunta!

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Quanto a Jaime Neves, muito se podia acrescentar ao que foi a sua vida de dedicação à missão e à forma como colocou a vida ao serviço da Pátria. Realmente, como referes as atitudes dos nossos políticos, é de lamentar que não haja em Portugal o culto da Pátria e que se não valorize quem por ela tudo arrisca, até a própria vida. O que se vê, infelizmente, é homens com h muito minúsculo que só vêm à frente do nariz o dinheiro que podem juntar à sua conta bancária, como é o caso muito falado, e que é referido noutro blogue. O nosso povo anda iludido perante fulanos que são o oposto dos ideais de honra de de dignidade seguidos por HOMENS da estirpe de Jaime Neves e de outros.

Mas os maiores políticos do Mundo estão muito acima dos nossos liliputianos. Vejamos as palavras de Charles Michael Province citadas por BARACK OBAMA no MEMORIAL DAY.

Hoje, ao almoço, ouvi um civil dizer que o Governo devia erguer uma estátua ao Jaime Neves em cada esquina.

Abraço
João

Celle disse...

PESSOAS DE BEM EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO BENEFICIAM A HUMANIDADE.
FALECEU UM HOMEM ADMIRADO PELOS AMIGOS AQUI DEMONSTRADO EM SUAS PALAVRAS. PORTANTO ACEITEM MEU PESAR!
CELLE