"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

22/06/2014

Sócrates e o Templo de Shaolin





Sem honra nem glória Sócrates escolheu refugiar-se em França quando tombou da cadeira do poder. Tal como um guerreiro (acho que ele gosta de se ver assim) que precisa recompor-se e adquirir novas técnicas de luta, Sócrates escolheu, como num filme série B de artes marciais, o seu Templo de Shaolin. Se antes foi acusado de não ser um engenheiro (acusação terrível para um alguém do norte que se apresenta como tal), então na Sorbonne conseguirá um título, não de engenheiro mas de filósofo, não se chamasse ele Sócrates. 

E estudou muito. Estudou os clássicos, de Aristóteles a Platão passando, claro, pelo seu homónimo. Estudou longas horas a fio retórica e as suas várias técnicas. E estudou os Sofistas, que adorou, imaginando-se num futuro próximo enganar os portugueses e deliciar os seus amigos do PS com sofismas novinhos em folha inventados por si. Quando, depois de inúmeras horas bem gastas sobre os livros de filosofia e muitas reguadas nos dedos recebidas do mestre por cada resposta errada, o guerreiro finalmente obteve o seu grau e decide regressar à pátria que antes o escorraçou. E, como no argumento de um mau filme série B de artes marciais, o guião segue um modelo: 1) Lavar a sua honra e restituir o bom nome a si e aos seus 2) matar o tirano que ilegitimamente usurpou o poder 3) devolver o poder aos bons - assim será a vingança suprema do guerreiro Sócrates!
 
A política portuguesa é um filme série B sem qualidade e Sócrates tenta, com a ajuda da falta de memória dos portugueses, lavar a sua honra semanalmente na sua homilia no canal 1 da RTP, com sofismas, mentiras e muita falta de vergonha. Segue-se a vingança suprema, neste caso, a ascensão de Antonio Costa ao cargo de Primeiro-ministro, figura esta que não se poupa a esforços para restaurar a honra perdida do governo criminoso de Sócrates e dos seus cúmplices. Já vi este filme e é mesmo muito mau.

PS: Estas retiradas para os templos de Shaolin devem ser uma tendência da família Pinto de Sousa, pois já o primo de Sócrates esteve anteriormente na China incomunicável numa espécie de Templo de Shaolin ou, por outras palavras, longe da justiça portuguesa (ou da falta dela).

Por Manuel Sousa Dias, em 21.06.14

Sem comentários: