Se a minha pátria já não é a língua portuguesa, que ao menos fossem a sementes. Sabem, por acaso, que no próximo dia 18 de Abril será aprovado em Bruxelas uma directiva sobre as sementes para a agricultura? Que, por exemplo, 75% das sementes que são lançadas à terra em cada ano são sementes guardadas pelos próprios agricultores e que isso será absolutamente proibido a partir de então?Que vão ficar certificadas meia dúzia de marcas/empresas para fornecer à agricultura, acabando com identidades nacionais nessa área? Que apenas podem chegar ao mercados, couves, alfaces e outros verdes, por exemplo, espécies provenientes dessa certificação? Que para poder-se produzir, a exploração terá de ter um mínimo de 10 hectares? Que tudo isso se faz com base no interesse de algumas empresas produtoras de sementes que afirmam não ter o rendimento do investimento feito em tecnologia e outros meios de produção, esquecendo que os seu investigadores foram formados em universidades públicas e a tecnologia é sempre um esforço do País e sempre colocada à disposição da iniciativa privada? Que a maioria dessas empresas beneficiaram de apoios económicos e financeiros em larga escala, que de programas oficiais da comunidade, que em empréstimos da banca que hoje pagam os contribuintes à conta de tornar pública uma dívida que é privada? Sabem que iremos ter a ASAE de novo a correr mercados municipais a analisar, a apreender e a inutilizas as couves que sempre comemos no nosso cozido à portuguesa? Isto não é a Europa porque a própria Europa não passou da nossa ilusão e não é mais do que uma ferramenta mais para os desígnios da luta global pelo poder.Vejam os link abaixo:http://gaia.org.pt/sosementeshttp://www.seed-sovereignty.org/PDF/briefing_SOSementes.pdfE eu que sempre quiz ser Português na Europa... Tenho que ser obrigatóriamente europeu em Portugal???
Querida Amiga Graça, Temos que começar a abrir os olhos e não deixar que estas coisas aconteçam. Começam a haver exemplos pelo mundo fora contra a opressão! Um beijinho amigo.
2 comentários:
Meu Amigo
Já nada me admira!!! E a porcissão ainda nem saiu da Igreja....
Beijo e boa semana!
Graça
Querida Amiga Graça,
Temos que começar a abrir os olhos e não deixar que estas coisas aconteçam. Começam a haver exemplos pelo mundo fora contra a opressão!
Um beijinho amigo.
Enviar um comentário