"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

19/04/2011

Ainda o Terramoto no Japão...Ponto de vista de um idoso!

ENCORAJAMENTO

Tem sido um pesadelo duma semana. Espero que todos os que foram atingidos por este desastre, possam em breve acordar dum sonho mau, mas não tenho quaisquer palavras de conforto.

Como um homem velho, com uma esposa também idosa, passei por bastante esta semana. Mas isso não é nada comparado com as vidas daqueles que estão nos abrigos. Agora que as coisas sossegaram um pouco, vou tentar reunir os pensamentos de muitos outros idosos com quem falei.

Para nós, pessoas doutros tempos, confundidas com a escassez de informação, a rádio tem sido a nossa mais fiável fonte de notícias. Muitos de nós, idosos, estamos familiarizados com a rádio, e escutamos emissões tardias, de noite, com baterias que surpreendentemente duram muito tempo. Embora saibamos usar os telemóveis para as funções mais simples, quase não os usamos nesta emergência porque as cargas terminaram rapidamente.

Na minha geração são muito poucos os que usam a internet, e como para estar online precisamos de energia, não conseguimos usá-la durante os cortes. Mesmo quando nos ligamos à Net, somos pouco hábeis em procurar a informação que queremos. E naturalmente não podemos ligar a televisão quando há falhas de energia.

Embora tendo um acesso inadequado à informação, podemos, no entanto, fazer perguntas a pessoas que sabem usar a Net e que vivem perto de nós. Por essa razão estamos gratos pela existência dos telefones móveis e da internet. Nós dependemos duma companhia para nos fornecer a internet, o telefone e a televisão. Temíamos que essa infra-estrutura tivesse entrado em colapso, mas os serviços foram rapidamente repostos e estamos gratos por isso.

A força da nossa geração reside na experiência. Embora este seja um desastre sem precedentes, o caos do pós-guerra e o terramoto de Miyagi em 2005 deixaram-nos preparados. Muita gente tem um stock de mantimentos de emergência.

Rezo para que as pessoas idosas, que estão doentes ou fracas possam receber depressa ajuda médica. Para ser franco, isto não tem sido fácil para pessoas com mais de 80 anos. Estar em filas durante horas para comprar água ou alimentos, gela-nos da cabeça aos pés, e dá-nos dores nas costas.

Mas ver jovens mães pacientemente esperando com os seus filhos, ou a competência das empregadas na caixa, que usam apenas pequenas máquinas de calcular para as contas de tantos clientes, dá-me a convicção profunda de que este país não quebrará face a estas circunstâncias. (...)

Já vivi muitos anos. A noite transformou-se sempre em dia, e a chuva nunca deixou de cessar. As condições melhoraram esta semana, e melhorarão ainda mais na próxima. Esta é uma manifestação do espírito de luta de alguém nascido na primeira década do período Showa.

Temos que permanecer fortes.

Grandfather Hibiki Sendai

Do Blogue BANZAI

Sem comentários: