"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

19/04/2011

NA ENCRUZILHADA EM QUE NOS ENCONTRAMOS...

Na encruzilhada em que nos encontramos, precisamos urgentemente de parar para reflectir. Ninguém tem liberdade de pensamento quando o seu pensamento se encontra bloqueado por convicções baseadas em preconceitos ou quando toda a informação que lhe chega é filtrada e distorcida. E sem liberdade de pensamento, não há liberdade de escolha.

Ninguém é dono da verdade, apenas se pode tentar caminhar em direcção a ela. Para isso, precisamos de ver sem ser através do nevoeiro e da imensidão de filtros e caleidoscópios que nos impingem e que nos tolhem a liberdade de pensamento e de escolha. Não é fácil, eu sei, tanto mais que o nevoeiro vem de todos os lados.

Proponho que vejam uma animação da fábula popularizada por Tommy Douglas, Mouseland (do blogue "Alice in my head"), que revejam o discurso de Chaplin no filme "O Grande Ditador", (do blogue "O Único Planeta que temos"), e que reflictam no contrato que subscrevemos tantos dos nossos dias, porque não tivemos outra escolha, para que lhe possamos dizer NÃO. Há muitas maneiras de interpretar a realidade, mas se não estivermos atentos, nem sequer a chegamos a vislumbrar. Para além da realidade, porém, podemos optar por tentar construir um optimismo que nos ajude a seguir em frente, pelo caminho que escolhemos.

Do Blogue Sustentibilidade e Acção, da Amiga Manuela Araújo

Discurso do Grande Ditador




Mouseland


10 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Infelizmente numa encruzilhada temos várias opções. Nós agora temos várias hipóteses, mas nenhuma que possa ser decidida apenas por nós.

Abraço!

São disse...

Meu queriao amigo, penso que nem estamos numa encruzilhada , mas sim numa rede que nos sufoca e tira toda a liberdade de opções.

Para si e para os seus, desejo, de coração, uma doce e serena Páscoa.


Abraço-o com estima.

lolipop disse...

Caro amigo Luís,
Chaplin é sempre actual. Atravessamos momentos difíceis que nos colocam face a caminhos e encruzilhadas, numa realidade que nos é apresentada nem sempre da maneira mais verdadeira.
Cabe-nos filtrar e não esquecer que apesar de tudo há sempre escolhas que dependem apena de nós.

Obrigada por ter trazido o meu texto até aqui. Vou publicar durante a semana mais testemunhos e reflexões sobre o sismo, ficaria contente em saber a sua sempre sábia opinião.

Abraço carinhoso

Anónimo disse...

Amigo Luís!

Desculpe a minha ausência, mas o bom tempo chama-me para a rua e eu obedeço :)

Amigo, estamos perante uma das maiores crises / encruzilhadas de sempre.
Vamos ver quem e se se conseguirá desenlaçar todo este novelo...
Estava previsto algo assim, mas a maioria teima em não abrir os olhos.

Feliz Páscoa para si e todos os seus.

Beijinhos da sua amiga

Manuela Araújo disse...

Olá Caro Amigo Luís

Muito obrigada pela partilha desta mensagem aqui na sua preciosa Tulha :)

Escusamos de esperar que Alguém nos venha resolver a encruzilhada! Esse Alguém não existe a não ser dentro de nós. Temos de ser muitos de nós, juntos e com os olhos e o pensamento abertos. Estamos todos muito fartos de "Flautistas de Hamelin" que nos conduzem com seus discursos inflamados ao precipício. Todos temos a opção de escolher, mas só depois de "desatarmos" o pensamento. Precisamos de ser seres pensantes e que decidem com as reais opções que têm. Não queremos ser seres "seguidores" de gatos brancos ou pretos, pois não deixam de ser gatos. Chega. Olhemos para a realidade sem o fumo, sem o nevoeiro, sem os filtros que a comunicação social lhes coloca, distorcendo-a. Temos mais opções do que aquelas que nos querem fazer crer.

Um beijinho, muito obrigada pela visita, e uma boa Páscoa :)

Graça Pereira disse...

Meu Querido Amigo

Actualmente, não oiço, não vejo e não falo! CANSEI!
Um beijo e uma santa Páscoa!
Graça

Luis disse...

Meus Queridos Amigos,
Jacque, obrigado pela sua visita e selinho que irei pescá-lo.
Rafeiro, São e Lolipop igualmente agradeço a vossa visita e os comentário aqui deixados. Realmente a encruzilhada desta vez é muito grave e deixa-nos poucas hipóteses. Há que parar e pensar maduramente qual o caminho a tomar para o nosso Futuro!
Amiga Graça todos estamos muito cansados mas este é o momento de fazermos a escolha que importa que seja tomada para nosso Bem! Não desespere agora!
Obrigado Amiga Manuela pela sua disponibilidade e atenção pois este post está muito actual e merece ser difundido para reflexão de todos nós!
E agora Minha Boa Amiga FerNAnda, os últimos são os primeiros e venho agradecer a sua visita e o seu comentário. Pessoalmente como a compreendo pois eu também logo que o sol apareceu puz-me a andar na "rua" fazendo o meu percurso diário de 1 hora para desenferrujar as pernas.
A Todos desejos de uma Santa Páscoa, Seus familiares e Amigos.

Janita disse...

Meu Bom Amigo Luis.
As encruzilhadas deixam-nos indecisas sobre que caminho tomar, se não soubermos, bem, qual o destino certo.
Querido Amigo, quero agradecer-lhe as palavras de ânimo e incentivo com que me tem gratifcado, ao longo deste tempo que nos conhecemos.
É uma amizade que retribuo do fundo do coração.
Desejo para o Luis e todos os seus familiares uma Santa e Feliz Páscoa.
Que Deus o abencoe, sempre!
Beijos e um forte abraço com o meu carinho sincero.
Janita

Luis disse...

Minha Querida Amiga Janita,
A Amizade é algo que nos deve unir e por isso procuro sempre demonstrá-la em tudo que faço na vida. A Janita merece o nosso carinho razão porque sempre que posso lhe dou uma "achega"!
Uma Páscoa Feliz com os seus e muitos beijinhos amigos.

Mariazita disse...

Meu querido amigo Luis
Não se preocupe por não ser muito assíduo nos meus posts. A nossa amizade é suficientemente forte e verdadeira para sobreviver às ausências forçadas que por vezes surgem.

Sobre o seu post... estamos, sem dúvida, numa encruzilhada que mais parece um sarilho...
Não sei se teremos que tomar alguma opção, ou seja, não sei se teremos oportunidade para tal, ou se simplesmente teremos que aceitar o que nos impuserem.
Em minha humilde opinião... há muito tempo que se devia ter tomado uma atitude. Agora é capaz de ser tarde...
Enfim, aguardemos.

Desejo a si e toda a família uma santa e feliz Páscoa, com muita Luz, Paz e Amor.

Beijinhos com muita amizade.