"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

15/04/2011

QUANDO ASSIM SE PROCEDE NÃO HÁ NECESSIDADE DE FMI


QUANDO ASSIM SE PROCEDE NÃO HÁ NECESSIDADE DE FMI

CULTURA E EDUCAÇÃO APÓS OS REPETIDOS TREMORES DE TERRA E O TSUNAMI DEVASTADOR...

10 LIÇÕES JAPONESAS:

1. A CALMA Nem um único sinal de pânico. A tristeza foi crescendo mas a atitude positiva manteve-se.

2. A DIGNIDADE Foram feitas longas filas para a água e mantimentos. Nem uma palavra áspera ou um gesto bruto.

3. A CAPACIDADE Arquitectura incrível e engenharia irrepreensível. Os edifícios oscilaram, mas nenhum caiu.

4. O CIVISMO As pessoas compravam somente o que precisavam para o presente, para que todos pudessem ter acesso aos bens.

5. A ORDEM Não houve saques nas lojas. Não houve buzinões nem ultrapassagens nas estradas. Apenas a compreensão pelo momento por que todos passavam.

6. O SACRIFÍCIO Cinquenta trabalhadores não foram evacuados das instalações da central Nuclear para assegurarem que a água do mar fosse bombeada para os reactores. Nunca serão reembolsados!

7. A TERNURA Os restaurantes reduziram os preços. Uma ATM foi deixada sem segurança. Os fortes cuidaram dos fracos e a entreajuda estava na rua em todos os locais.

8. O TREINO Os idosos e as crianças sabiam exactamente o que fazer. E fizeram exactamente o que era pressuposto fazer.

9. A COMUNICAÇÃO SOCIAL Os jornalistas mostraram dignidade e contenção no modo como reportaram as notícias. O sensacionalismo foi rejeitado. Somente reportagens serenas.

10. A CONSCIÊNCIA Quando numa loja, a energia eléctrica falhou, as pessoas colocaram as coisas que tinham na mão nas prateleiras e saíram tranquilamente.

A PROPÓSITO DE... VALORES! E OS GOVERNANTES PROCEDERAM DE IGUAL MODO.

3 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Luís,

São estas «pequenas »grandes coisas que mostram a diferença entre as pessoas dos vários povos. Imagina o que aconteceria por cá.

Não é por acaso que uns Estados se desenvolvem enquanto outros empobrecem. A causa não está apenas nos governantes. O povo é quem mais ordena!!!

Abraço
João
Do Miradouro

Luis disse...

Caríssimo Amigo João,
É isso mesmo! Não temos ORGANIZAÇÃO, DISCIPLINA, EDUCAÇÃO, ÉTICA e demais PRINCÍPIOS que os Japoneses possuem, daí a grande deiferença entre estes dois Países.Quando tivemos CHEFES que sabiam o que se devia fazer ainda chegámos a ser Grandes no Mundo mas por pouco tempo pois quando eles morriam ficávamos mal outra vez. Dizem que é cíclico ( + ou -100 anos) e se assim fôr estaremos a chegar ao fim deste miserável ciclo em que nos encontramos!
Um abraço amigo e solidário.

Manuela Araújo disse...

Uma lição de civilização!