A escritora Teolinda Gersão publicou este
texto no Facebook.
«Tempo de exames no secundário, os meus netos
pedem-me ajuda para estudar português. Divertimo-nos imenso, confesso. E eu
acabei por escrever a redacção que eles gostariam de escrever. As palavras são
minhas, mas as ideias são todas deles. Aqui ficam, e espero que vocês também se
divirtam. E depois de rirmos espero que nós, adultos, façamos alguma coisa para
libertar as crianças disto.
Redacção – Declaração de Amor à Língua Portuguesa
Vou chumbar a Língua Portuguesa, quase toda a turma
vai chumbar, mas a gente está tão farta que já nem se importa. As aulas de
português são um massacre. A professora? Coitada, até é simpática, o que a
mandam ensinar é que não se aguenta. Por exemplo, isto: No ano passado, quando
se dizia “ele está em casa”, ”em casa” era o complemento circunstancial de
lugar. Agora é o predicativo do sujeito.”O Quim está na retrete”: “na retrete”
é o predicativo do sujeito, tal e qual como se disséssemos “ela é bonita”.
Bonita é uma característica dela, mas “na retrete” é característica dele? Meu
Deus, a setôra também acha que não, mas passou a predicativo do sujeito, e
agora o Quim que se dane, com a retrete colada ao rabo.
No ano passado havia complementos circunstanciais
de tempo, modo, lugar etc., conforme se precisava. Mas agora desapareceram e só
há o desgraçado de um “complemento oblíquo”. Julgávamos que era o simplex a
funcionar: Pronto, é tudo “complemento oblíquo”, já está. Simples, não é? Mas
qual, não há simplex nenhum, o que há é um complicómetro a complicar tudo de
uma ponta a outra: há por exemplo verbos transitivos directos e indirectos, ou
directos e indirectos ao mesmo tempo, há verbos de estado e verbos de evento, e
os verbos de evento podem ser instantâneos ou prolongados, almoçar por exemplo
é um verbo de evento prolongado (um bom almoço deve ter aperitivos, vários
pratos e muitas sobremesas). E há verbos epistémicos, perceptivos, psicológicos
e outros, há o tema e o rema, e deve haver coerência e relevância do tema com o
rema; há o determinante e o modificador, o determinante possessivo pode ocorrer
no modificador apositivo e as locuções coordenativas podem ocorrer em locuções
contínuas correlativas. Estão a ver? E isto é só o princípio. Se eu disser:
Algumas árvores secaram, ”algumas” é um quantificativo existencial, e a
progressão temática de um texto pode ocorrer pela conversão do rema em tema do
enunciado seguinte e assim sucessivamente.
No ano passado se disséssemos “O Zé não foi ao
Porto”, era uma frase declarativa negativa. Agora a predicação apresenta um
elemento de polaridade, e o enunciado é de polaridade negativa.
No ano passado, se disséssemos “A rapariga entrou em casa. Abriu a janela”,
o sujeito de “abriu a janela” era ela, subentendido. Agora o sujeito é nulo.
Porquê, se sabemos que continua a ser ela? Que aconteceu à pobre da rapariga?
Evaporou-se no espaço?
A professora também anda aflita. Pelos vistos no
ano passado ensinou coisas erradas, mas não foi culpa dela se agora mudaram
tudo, embora a autora da gramática deste ano seja a mesma que fez a gramática
do ano passado. Mas quem faz as gramáticas pode dizer ou desdizer o que quiser,
quem chumba nos exames somos nós. É uma chatice. Ainda só estou no sétimo ano, sou
bom aluno em tudo excepto em português, que odeio, vou ser cientista e
astronauta, e tenho de gramar até ao 12º estas coisas que me recuso a aprender,
porque as acho demasiado parvas. Por exemplo, o que acham de adjectivalização
deverbal e deadjectival, pronomes com valor anafórico, catafórico ou deítico,
classes e subclasses do modificador, signo linguístico, hiperonímia, hiponímia,
holonímia, meronímia, modalidade epistémica, apreciativa e deôntica, discurso e
interdiscurso, texto, cotexto, intertexto, hipotexto, metatatexto, prototexto,
macroestruturas e microestruturas textuais, implicação e implicaturas
conversacionais? Pois vou ter de decorar um dicionário inteirinho de palavrões
assim. Palavrões por palavrões, eu sei dos bons, dos que ajudam a cuspir a
raiva. Mas estes palavrões só são para esquecer, dão um trabalhão e depois não
servem para nada, é sempre a mesma tralha, para não dizer outra palavra (a
começar por t, com 6 letras e a acabar em “ampa”, isso mesmo, claro.)
Mas eu estou farto. Farto até de dar erros, porque
me põem na frente frases cheias deles, excepto uma, para eu escolher a que está
certa. Mesmo sem querer, às vezes memorizo com os olhos o que está errado, por
exemplo: haviam duas flores no jardim. Ou : a gente vamos à rua. Puseram-me
erros desses na frente tantas vezes que já quase me parecem certos. Deve ser
por isso que os ministros também os dizem na televisão. E também já não suporto
respostas de cruzinhas, parece o totoloto. Embora às vezes até se acerte ao
calhas. Livros não se lê nenhum, só nos dão notícias de jornais e reportagens,
ou pedaços de novelas. Estou careca de saber o que é o lead, parem de nos
chatear. Nascemos curiosos e inteligentes, mas conseguem pôr-nos a detestar
ler, detestar livros, detestar tudo. As redacções também são sempre sobre temas
chatos, com um certo formato e um número certo de palavras. Só agora é que
estou a escrever o que me apetece, porque já sei que de qualquer maneira vou
ter zero. E pronto, que se lixe, acabei a redacção - agora parece que se
escreve redação.O meu pai diz que é um disparate, e que o Brasil não tem culpa
nenhuma, não nos quer impôr a sua norma nem tem sentimentos de superioridade em
relação a nós, só porque é grande e nós somos pequenos. A culpa é toda nossa,
diz o meu pai, somos muito burros e julgamos que se escrevermos ação e redação
nos tornamos logo do tamanho do Brasil, como se nos puséssemos em cima de
sapatos altos. Mas, como os sapatos não são nossos nem nos servem, andamos por
aí aos trambolhões, a entortar os pés e a manquejar. E é bem feita, para não
sermos burros.
E agora é mesmo o fim. Vou deitar a gramática na
retrete, e quando a setôra me perguntar: Ó João, onde está a tua gramática?
Respondo: Está nula e subentendida na retrete, setôra, enfiei-a no predicativo do
sujeito.
João
Abelhudo, 8º ano, setôra, sem ofensa para si, que até é simpática.»
3 comentários:
rrrsss rssss
mas é um amargo riso.
Mas porque motivo Portugal tem que fazer um Acordo Ortográfico?! Algum dos antigos países colonizadores o fez? Que eu saiba , não!
Continuarei a escrever como sempre escrevi, até porque já nem tenho pareceres e afins a fazer, pois estou aposentada. E mesmo a trabalhar , sempre usei a datação que era a usual e nºao a que depois impingiram.
Bom domingo, caro amigo
Este acordo é a completa negação de tudo o que as normas pedagógicas podem suportar. Pobres Professores! Que enorme reciclagem tiveram- têm - de fazer e a confusão dever ser mais que muita.
Sorte a minha, que não tenho de ensinar e me recuso a aprender este português sem nexo!
Beijinhos Amigo Luís, continuemos a escrever como até aqui!:)
Um abraço amigo!
Amigas São e Janita,
Realmente não se percebe o porquê deste "frenesim" de nos quererem obrigar a este acordo ortográfico que nada nos diz! Angola, Moçambique e outros Países Lusófonos não o aceitam e nós por cá com estas "parvoíces"! Estou convosco e com a maioria também não o aceitando... Continuarei escrevendo como até agora!
Beijinhos amigos e solidários.
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