"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

10/11/2009

QUAL CRISE ENERGÉTICA?



Tem sido sempre dito que o petróleo é um combustível fóssil e, como tal, as suas resevas são limitadas e durariam, no máximo,até cerca de 2060!
É nesse sentido que se fala que o pico petrolífero já fora alcançado no passado e, dessa forma, iríamos ao encontro de uma crise energética.
E se assim não acontecesse, o que seria se o combustível petróleo não fosse de origem fóssil?
Se isso for verdade nunca haverá o chamado pico petrolífero e não haverá jgualmente nenhuma crise energética!
Os russos têm ultimamente feito pesquisas sobre esta assunto, começando-se agora a falar com insistência no petróleo abiótico (não fóssil).
Descobriram-se lagoas de hidrocarbonetos no planeta Titan corroborando, de alguma forma, as pesquisas feitas como resultado das extracções efectuadas a mais de 13 Kms de profundidade.
As reservas de petróleo que já deveriam estar vazias desde os anos 70 voltaram novamente a encherem-se por si mesmas. Isto só aconteceu e só pode ser explicado pela produção incessante de petróleo abiótico no interior da Terra. Tal acontece por ele ser originado através de reacções anorgânicas e não pela decomposição de organismos mortos, como era geralmente aceite até há pouco tempo atrás.
Em laboratórios foram criadas condições semelhantes aquelas que predominam nas profundezas do planeta e foi possível produzir metano, etano e propano.
Por outro ladoo petróleo não pode ter 500 milhões de anos e permanecer tão "fresco" no solo até hoje!
Os russos, como disse anteriormente, dominam por completo a complexa técnica deperfuração das profundezas da Terra e, assim, provaram ser falsa a explicação dos geólogos ocidentais.
Nos anos 40 e 50 descobriram até com alguma surpresa que as reservas petrolíferas se reenchiam por si próprias e de baixo para cima. Chegaram pois à conclusão que o petróleo é produzido nas profundezas da Terra e emigra para a superficíe onde se acumula.
No último ano a Rússia ultrapassou a extracção do até agora maior produtor mundial, a Arábia Saudita!

Então pergunta-se:
  • Porquê se fala tanto na crise energética?
  • A quem interessa tal ficção?
  • Em que medida isto pode afectar o Meio Ambiente?
E, como Alguém Amigo costuma dizer, "nada disto acontece por acaso"!!!!

Sem comentários: