"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

01/11/2013

OH INCLEMÊNCIA! OH MARTÍRIO!



 
Não é preciso ler – salvo seja e que Deus nos livre – o livro sobre tortura assinado por Sócrates. Basta ter lido as notícias sobre a respectiva cerimónia de lançamento.
Imagine-se uma mesa preenchida pelo Lula da Silva, o Dr. Soares e o próprio “engenheiro”. Imagine-se uma sala atafulhada com o pior do PS e, de brinde, os drs. Noronha do Nascimento e Pinto Monteiro. Imagine-se o loquaz ex-presidente do Brasil – que misteriosamente não está na cadeia – a falar durante mais de meia hora. Imagine-se que o tom geral da coisa consiste em tecer louvores ao “engenheiro” e criar a proverbial “vaga de fundo” para que este regresse à política – Deus tenha piedade de nós! – activa. Imagine-se o descaramento, a confiança na amnésia alheia, a brutalidade do exercício.
Muito mais do que a teoria, a prática esclarece: Tortura é isto!

Alberto Gonçalves, Sociólogo (Publicado no “Diário de Notícias” do dia 27.10.2013)

2 comentários:

São disse...

Alberto Gonçalves?!

Pois oxalá Sócrates não queira ser Presidente da República e se isso acontecer não terá o meu voto!

Mas comparando-o com a criatura que assina o texto, dez mil vezes o antigo primeiro-ministro.

Nem sequer acho digno que se pronuncie sobre algo que desconhece - já que não leu o livro , que pessoas de Direita (portanto insuspeitas) já disseram estar bem escrito.

E nunca esquecerei a maneira brutal e desumana como troçou da tortura imposta a Vítor Jara , assassinado -como tantas pessoas - pelo golpe de Pinochet(escrevendo ter sido um favor terem-lhe esmagado as mãos, porque tocava mal e assim se aliviaram os ouvidos das pessoas de bem) e se condoeu de Berlusconi, pobre e velho homem assustado e sangrando do nariz porque alguém o agrediu , apesar dos inúmeros seguranças.

Caro Luís, bom domingo para si, rrss

Luis disse...

Querida Amiga São,
Desconhecia essas atitudes que em nada o glorificam. Agradeço as suas boas palavras e tal como eu Sócrates para nunca mais...
Um beijinho muito amigo.