"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

18/07/2009

HÁ HORAS FELIZES...

Este título era o refrão usado por um vendedor de lotaria que aparecia entre nós, estudantes, na primeira metade da década de 50 e com o qual pretendia que nós comprássemos uma cautela para termos uma hora feliz.

Mas nem só a lotaria ou o moderno euromilhões nos fazem felizes, pois há outros factores incomensuravelmente importantes. Tive há pouco uma hora feliz de que certamente os colegas do Sempre Jovens se aperceberam, embora não tenham medido a extensão.

Mas eu passo a narrar o sucedido.

Há menos de duas semanas publiquei umas reflexões sob o título Que futuro teremos? que deram origem a uma muito interessante troca de comentários. Nesse texto defendia a esperança de que o mau estado em que o País e o mundo se encontra irá terminar por acções de moralização vindas das camadas mais jovens. Mas nem todas as pessoas partilham dessa esperança e fui discretamente apelidado de utópico patológico, porque a juventude está a crescer num ambiente doentio herdando os vícios e as manhas da sociedade actual.

É certo que isso não me destruiu a esperança por a ter criado com base em argumentos e sentimentos sólidos, mas teria sido mais agradável sentir uma coluna mais densa de seguidores.

Entretanto o amigo Luís, publicou no Sempre Jovens um o post Como limpar um país em horas.... que constava de um vídeo que mostrava como a Estónia se viu livre dos lixos espalhados pelos terrenos florestados, tornando estes mais em conformidade com a Natureza. E ao ver esta actividade tão positiva, talvez um pouco influenciado pelas críticas negativas à minha esperança «utópica» atrás referida, não esperei que surgisse uma iniciativa semelhante por cá, e logo lancei a ideia de fazer algo parecidoa mas em moldes mais rudimentares e simplistas, sem pretender resultados absolutos, no que tive um apoio muito interessante e que ficou definida no post da Fernanda Ferreira transcrito no post Vamos limpar Portugal e no poema de Maria Letra transcrito em Limpemos o caminho que pisamos.

Mas e é aqui que se baseia o título deste texto num dos muitos comentários apareceu o de Elvira Carvalho a informar que o mesmo objectivo está a ser demandado por um grupo de jovens familiarizados com a informática e a Internet e possuidores de saber sobre organização que está a agir para ter Portugal limpo em 31 de Outubro.

Não é um movimento concorrente e rival, mas sim convergente para a mesma finalidade ao qual presto sincera homenagem e agradeço na minha qualidade de português, e ofereço a minha colaboração naquilo que for possível e mais conveniente.

Neste momento tem 451 membros e qualquer pessoa pode inscrever-se, depois de consultar o site Limpar Portugal, e o e-mail é projectolimparportugal@gmail.com.

O grande desejo que nos move é que todos os portugueses adiram e forneçam todo o apoio que puderem. PORTUGAL FICA AGRADECIDO.

Está assim concretizada a força da mudança que previa no post Que futuro teremos?. Depois da poluição física, virá inevitavelmente a limpeza da poluição moral e social nas formas de corrupção, enriquecimento ilícito, peculato, etc de que hoje a imprensa fala em
Falhas de controlo das entidades públicas abrem porta à corrupção , Ana Gomes diz que "nunca existiu vontade política" no combate à corrupção , Inquérito confirma riscos de corrupção e em Sanções "agravadas" para gestores que não apliquem plano anti-corrupção.

4 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Obrigado por dares mais visibilidade a este post.
O que falta a muita gente são objectivos bem definidos que dêem coerência ao seu comportamento. O nosso objectivo (foste tu quem deu origem a esta nossa campanha) é muito positivo. Mas vamos atingi-lo através do movimento criado pelos nossos colegas internautas que já estão com uma estrutura muito bem organizada e bem lançada. A nossa honestidade obriga-nos a apoiá-los mantendo os nossos ideais e objectivos que são coincidentes com os deles

Um abraço
João

Luis disse...

Caro João,
Como calculas entendo que deve ser esse o caminho pois deves estar lembrado que era e sou apologista da forma como eles estão a trabalhar organizadamente. Dessa forma todos nós iremos tirar bons frutos e Portugal ficará mais limpo, não tenhamos dúvidas! Nós continuaremos apoiando e dando o nosso contributo com toda a força e alegria que nos irmanou logo de inicio. Ficamos é com ânimo redobrado com a Juventude desta boa gente! Bem haja!A "luta continua" a "sujidade para os aterros sanitários"...
Um forte e amigo abraço.

Luis disse...

Caro João,
Esqueci-me de agradecer o novo arranjo pois como já percebeste ainda não domino algumas facetas destes trabalhos e não consegui passar o post na íntegra. Agora está como devia!Obrigado!
Já me inscrevi no LIMPAR PORTUGAL e continuo a tentar colaborações nos Orgãos de Comunicação Social e outras Entidades afins desta Campanha.
Um abração amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

ara instalares este post tal como está terias muito trabalho para inserir todos os links. Para mim foi fácil, porque fui ao Blogger do meu, copiei e depois colei aqui, alterando o teu usando a minha condição de administrador em que me queres manter. Sem esta condição, não me era possível alterar nem sequer uma vírgula no teu post.

Quanto ao processo de inserir links, já te enviei um e-mail que te será muito útil para entrares no assunto. É facílimo depois de saber!

Um abraço
João