"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

03/10/2009

O IMPORTANTE DA VIDA!

Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o...tirou a maionese e encheu-o com bolas de golfe.
A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim.
Então o professor pega numa caixa cheia de Caricas e mete-as no frasco de maionese. As Caricas encheram os espaços vazios entre as bolas de golfe.
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim.
Então...o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar
se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime "Sim!".
De seguida o professor acrescentou 2 taças de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes:

- 'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA A VIDA'.
As bolas de golfe são as coisas Importantes: como a família, os filhos, a saúde, os amigos, tudo o que te apaixona. São coisas, que mesmo que se perdêssemos tudo o resto, as nossas vidas continuariam cheias. As caricas são as outras coisas que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o demais, as pequenas coisas.

- 'Se pomos 1º a areia no frasco, não haveria espaço para as caricas nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece com a vida'. Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes. Presta atenção às coisas que são cruciais para a tua Felicidade.

Brinca ensinando os teus filhos, Arranja tempo para ires ao medico, Namora e vai com a tua/teu namorado/marido/mulher jantar fora, Pratica o teu desporto ou hobby favorito.

Estabelece as tuas prioridades, o resto é só areia...

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representava o café. O professor sorriu e disse:

"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a vossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo. "

E eu acrescentaria: O café, é a bebida da cordialidade!

Quando as coisas na vida parecem demasiadas, quando as 24 horas do dia não são suficientes...Lembra-te do frasco de maionese e do café.
Haverá sempre tempo para limpar a casa e reparar as canalizações… Ocupa-te das bolas de golfe 1º, das coisas que realmente importam.

2 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Amigo Luís

Embora já há anos conhecesse esta lição por a ter recebido nume-mail, gostei de a encontrar aqui publicada por ti e achei que ela é muito importante na vida privada e também na vida profissional e na governação do País. Por isso a «roubei» para o Do Miradouro. Os nossos governantes devem estabelecer prioridades por forma a utilizarem os recursos nacionais, sempre escassos por definição, da forma mais sensata e reprodutiva, para benefício de todos os cidadãos.
Vamos ensinando a evitar asneiras. Eles têm outros interesses e fazem ouvidos moucos, mas se nós cumprirmos o nosso dever ficamos bem com as nossas consciências.

Um abraço
João

Fernanda disse...

Querido amigo Luís,

Aula perfeita.

Há muita gente a encher tudo só com areia, infelizmente, como sabemos.

Beijos