"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

30/01/2011

Um bom, muito bom... óptimo exemplo... ISLANDIA‏


Suspeitos de afundarem finanças islandesas começam a ser detidos

Dois ex-directores do banco islandês Kaupthing, nacionalizado de urgência em 2008, foram presos esta quinta-feira. Mas a lista de possíveis detidos envolve mais de 125 personalidades, segundo a imprensa.
Os directores de bancos islandeses que arrastaram o país para a bancarrota em finais de 2009 foram presos por ordem das autoridades, sob a acusação de conduta bancária criminosa e cumplicidade na bancarrota da Islândia.
Os dois arriscam-se a uma pena de pelo menos oito anos de cadeia, bem como à confiscação de todos os bens a favor do Estado e ao pagamento de grandes indemnizações.
A imprensa islandesa avança que estas são as primeiras de uma longa lista de detenções de responsáveis pela ruína do país, na sequência do colapso bancário e financeiro da Islândia.
Na lista de possíveis detenções nos próximos dias e semanas estão mais de 125 personalidades da antiga elite política, bancária e financeira, com destaque para o ex-ministro da Banca, o ex-ministro das Finanças, dois antigos primeiros-ministros e o ex-governador do banco central.
A hipótese de cadeia e confiscação de bens paira também sobre uma dezena de antigos deputados, cerca de 40 gestores e administradores bancários, o antigo director da Banca, os responsáveis pela direcção-geral de Crédito e vários gestores de empresas que facilitaram a fuga de fortunas para o estrangeiro nos dias que antecederam a declaração da bancarrota.
Em Outubro de 2008, o sistema bancário islandês, cujos activos representavam o equivalente a dez vezes o Produto Interno Bruto do país, implodiu, provocando a desvalorização acentuada da moeda e uma crise económica inédita.

Nós por cá... todos bem??!!! Toca de assobiar pró lado!
Ainda há países civilizados, onde existe JUSTIÇA de verdade, aplicável a todos os cidadãos!!!
E ainda há povos que recusam ser esmagados pelos corruptos, como a Tunísia, o Egipto, a Albânia.
E nós? Haja esperança no futuro!

Enviado por e-mail pelo amigo João

3 comentários:

Graça Pereira disse...

Pois...por cá, há tão poucos inocentes...
Beijo
Graça

Luis disse...

Amiga Graça,
Espero que ainda se venha a fazer justiça! Lutamos por isso e não devemos baixar os braços...
Um beijinho muito amigo.

Espaço do João disse...

Temos dois bons ex. a segui:-
Ramalho Eanes, que recuzou o Bastão de Marechalato. Louvável.

Cavaco Silva que não sabem como foram as aplicações financeiras e, a Maria Cavaco que vive com uma miserável reforma de 800€.