"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

09/09/2009

SERÁ QUE ESTÁ A VOLTAR A CENSURA AINDA QUE COM OUTRAS ROUPAGENS?

A propósito deste relato que se trancreve lembram-se as actuais atitudes de tentar calar as "bocas da oposição" por qualquer preço! São outros métodos mas com os mesmos resultados. O título do livro de Mário Soares "PORTUGAL AMORDAÇADO" está muito actual pois ainda que com outras roupagens está a ser reintroduzida a CENSURA em Portugal. Com isso quem perde é a DEMOCRACIA! Há que LIMPAR PORTUGAL deste "tique" que só nos envergonha!!!

Eis pois o relato que referi a propósito da data do 28 de Setembro, passada há 35 anos:

" 28 de SETEMBRO - 74 - UM RELATO

Encontrei há dias um conjunto de jornais velhos, muitos deles do dia 30 de Setembro de 1974.
Trata-se do "Diário de Lisboa", República", “O Século" e "Diário de Notícias" alem de "O Avante," claro!
Noto que, salvo o caso do Diário de Notícias, não foi autorizada a publicação de jornais no Domingo, 29 de Setembro.

Os cartazes abaixo reproduzidos, foram agora obtidos no espaço da Internet e foram obra de um colega: Francisco Hipólito Raposo - Quito (tal como ele assinou no próprio cartaz).

Não vou fazer a história do 28 de Setembro mas gostaria de recordar alguns pontos em que estive envolvido:

1) - O cartaz foi composto numa das empresas do então Grupo Eminco - C Santos (Publifirma Lda.) por encomenda da Organização da Manifestação.

2) - Segundo consta (Diário de Lisboa) o cartaz, foi enviado aos diversos jornais de Lisboa para publicação (dois dias seguidos), mas estes terão recusado sua publicação.

3) - Uma vez que os jornais não terão aderido à solicitação, um numeroso grupo de indivíduos que se deslocou em diversos automóveis, colou imensos exemplares do cartaz nas ruas de Lisboa (madrugada de 19 de Setembro).

4) - Acresce que a referida empresa C Santos promoveu no dia 20 (Quinta Feira) uma corrida de toiros (nocturna) no Campo Pequeno para lançamento de um novo modelo do automóvel Audi. Para essa corrida foram convidados diversos quadros da Empresa, tendo-me também cabido uns bilhetes.
No intervalo da corrida de toiros, foi calorosamente aplaudido o Presidente da República - Gen. Spínola e vaiada a figura do Primeiro Ministro - Brig. Vasco Gonçalves.
Ainda no decorrer da corrida, houve protestos contra o MFA e o contra o processo de descolonização em curso.
Face a estes comportamentos que não esperava encontrar, decidi não sair da praça logo após o final da corrida, porque me assaltou o ocorrido no Capitólio, quando foi apresentado o célebre filme italiano "Dove la Libertá".
Apreciei a lide do "sobrero" feita por uns espontâneos (colegas de trabalho) do grupo do Quito Hipólito.
Havia calma quando saí, mas cheirava-me a qualquer coisa.

5) - No dia seguinte, encontrei as barreiras populares na Calçada de Carriche, apoiadas por militares de "Engenharia Um" onde reconheci o colega de trabalho, o então recruta, Diniz P. Vieira.

6) - Certamente que por tudo isto, logo no dia 29 foi preso o Dr. Bernardo Mendes de Almeida - Conde de Caria, um dos Administradores da Eminco - C Santos. Alem de uma extensa lista de nomes, foi também preso o toureiro J. João Zoio.

7) - É claro que nos dias seguintes foi a Empresa invadida por imensas comissões de Bairro, Intersindical, da Banca e até do Copcon, pretendendo mais detalhes de tudo isto e da possível envolvência da empresa (e Administradores) na organização da manifestação.

8) - Acabei por receber (aturar) várias delegações, embora as minhas funções na Empresa nada tivessem a ver com estes factos.
Claro que mostrei a factura respeitante à encomenda recebida bem como o recibo correspondente, já cobrado.
Informei ainda que o cheque tinha sido remetido à Banca como era natural. Tudo em ordem portanto!

9) - Nestas circunstâncias, por ter dado a cara em nome da Empresa, fui olhado de lado por muitos colegas, até por quem na área administrativa se situava mais perto e íntimo da Administração. Nestas coisas há sempre heróis que põem a rabinho de fora !

10) - Um grupo de "camaradas" chegou a dizer-me que iriam investigar por que razão eu defendia a Administração. Claro que lhes respondi que não seria pelo facto de ter ligações especiais com alguém dessa família.
Por outro lado, também não era pelo facto de algum Administrador conhecer a minha mulher. Não, por aí, não era!

11) - Depois disto e até ao 11 de Março, houve muita agitação. Seguiu-se logo o "Domingo - Dia de Luta", pela produtividade.
Por decreto governamental, todo o País foi trabalhar nesse Domingo para se comemorar a vitória da democracia, etc.

12) - Constou que em Cascais estava afixado um Comunicado do Copcon informando que o Administrador Dr. Fernando Pizarro, também teria sido preso. Da Empresa foi porém preso o próprio "Quito" Hipólito com quem, logo que solto, tive a oportunidade de confraternizar.

Uma história mais detalhada sobre estes e outros acontecimentos políticos, pode ser encontrada em Universidade
de Coimbra - Centro de Documentação, ou seja no "site" :

http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage
"

Sem comentários: