"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

25/10/2009

AOFA - Associação de Oficiais das Forças Armadas


COMUNICADO

OS ACONTECIMENTOS NO COLÉGIO MILITAR

1. Vêm os órgãos de comunicação social dando notícias em profusão acerca de situações de maus-tratos sobre alunos do Colégio Militar (CM), que serão da responsabilidade de colegas seus, a propósito de um processo judicial em que o Ministério Público já deduziu a respectiva acusação.

2. A AOFA tem, antes de mais, que saudar os órgãos de comunicação social que, paralelamente a essas notícias, se preocuparam, também, em ouvir a opinião de destacadas figuras públicas, ex-alunos do CM, que foram unânimes em reconhecer a excelência do seu ensino, colocando ênfase particular na formação que receberam como cidadãos e nos particulares laços que unem as várias gerações que por lá vão passando.

3. Não podendo concordar com a ocorrência daquelas situações, que, a confirmarem-se, condena, a AOFA entende que, para uma melhor compreensão do
problema, o sucedido no CM não pode ser desligado do que, infelizmente com muita frequência, acontece nos restantes estabelecimentos de ensino, sendo que, neste caso, com uma agressividade de tal ordem que leva a que até professores tenham sido alvo de violência.

4. No que respeita aos acontecimentos verificados no CM importa realçar que, segundo o que vem sendo noticiado, a instituição terá procedido a averiguações, na sequência das quais os seus responsáveis determinaram os castigos que, face ao regulamento interno, entenderam adequados.

5. Por outro lado, ao que consta, um inquérito ao CM, que contou com a participação do Ministério da Educação, terá apresentado conclusões, em que, para além de alguns problemas, sem grande significado, detectados (por sinal sem nada terem a ver com a matéria que vem sendo noticiada), o que seria de esperar numa instituição com a sua dimensão, é dado relevo a aspectos positivos na forma como cumpre a missão que lhe está cometida, urgindo, por isso, que a bem da transparência, da verdade e do necessário equilíbrio na informação, o respectivo relatório seja rapidamente tornado público pelo Ministério da Defesa Nacional.

6. Cumpre, também, ter presente que, devido às características que possui, com um pouco comum enquadramento e acompanhamento dos alunos, o CM estará em excelentes condições para retirar do sucedido as ilações que eventualmente se imponham e introduzir as correspondentes medidas correctivas, provavelmente, aliás, de uma forma que não seria possível em qualquer outro estabelecimento de ensino.
7. A AOFA não pode deixar de lamentar que, a pretexto de acontecimentos indiscutivelmente infelizes, se esteja a denegrir a imagem de uma instituição de referência, com mais de 200 anos de existência, que tem dado ao País alguns dos seus melhores quadros civis e militares, o que reflecte, no fundo, a irrecusável existência e perenidade de Valores nela solidamente enraizados.

8. Estranhando não ver igual empenho mediático perante o que vem sucedendo nos restantes estabelecimentos de ensino, a AOFA espera bem que tal não signifique estarmos perante uma qualquer campanha, habilmente conduzida por terceiros, visando, para além do mais, desacreditar a Instituição Militar no seu todo e, com isso, atingir o que de mais sublime tem a Condição Militar: os Valores Éticos e Morais que nela subjazem de forma esmagadoramente maioritária e que têm permitido a Portugal sobreviver como Nação Soberana e Independente há quase nove séculos.

O PRESIDENTE

Carlos Manuel Alpedrinha Pires
Coronel de Artilharia

2 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Uma publicação oportuna que aqui fazes.
De todo o texto quero sublinhar o parágrafo 7, e sugerir que ex-alunos do C.M. mais vocacionados para esta tarefa, se dediquem a elaborar uma lista de portugueses ex-alunos que nas suas profissões se tivessem distinguido de forma menos vulgar e com isso dignificassem a educação que ali receberam.
Conheço vários ex-alunos e alguns fazem parte do grupo de «sempre jovens» com que me reúno às terças-feiras, como está documentado no blog Só imagens. Tenho as melhores referências e nutro muita consideração pela generalidade dos ex-meninos da Luz.

Abraço
João

luis disse...

Caro João,
Com este teu comentário vais obrigar-me e muito bem a fazer a tal lista que falaste. É fácil de fazer pois ela já faz parte do Museu do Colégio. Em breve colocá-la-ei aqui para conhecimento de todos!
Um abraço amigo.