"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

14/10/2009

Maitê Proença, vergonhosa

Gosto de chamar a atenção para algo que considere necessário melhorar, mas sem ofender as pessoas na sua qualidade com defeitos e virtudes, como seres humanos. Tenho respeito por todo o ser vivo e seria incapaz de ofender os brasileiros ou os naturais de qualquer país. Mas não posso deixar de verberar a insensatez e a maldade viperina desta pessoa que veio a Portugal colocar muito mal vistos os nossos amigos brasileiros, porque os portugueses menos informados não deixarão de ceder à tentação de generalizar. Esta pessoa merece ser socialmente criticada no seu País e proibida de entrar em Portugal.
Transcrevo o post colocado por Ana Martins no Sempre Jovens.

Maitê Proença. Vejam o vídeo e divulguem por favor

A todos os leitores, amigos e visitantes deste espaço quero aqui formalizar a minha indignação pela atitude da actriz brasileira Maitê Proença, aquando da visita dela a Portugal.
Maitê Proença não se poupou a esforços para ridicularizar Portugal e portugueses, mas na verdade só demonstrou a sua total ignorância e ridícula foi ela.

Ana Martins

Segue-se o texto recebido por e-mail

Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=1GCAnuZD7bk

Este vídeo foi para o ar no programa Saia Justa. A actriz (?) e escritora (?) Maitê Proença estava em Portugal por causa de uma peça teatral e aproveitou o seu momentos de horas vagas (?) para fazer algumas imagens para o quadro do semanal do canal GNT. A pergunta é: como isso foi para o ar? O tema? Aquele mesmo assunto pobre de sempre: gozar com os portugueses. Como isso ainda não basta, ela terminou o vídeo cuspindo. A pergunta é novamente: para quê? Será um laboratório para ela ser “o próximo chafariz” da nova novela da TV Record?

Todo o vídeo é uma ofensa a Portugal e aos portugueses. Começa por ir a Sintra para mostrar uma porta de uma casa aparentemente comum com o 3 virado para a direita e, sem perceber o significado esotérico, zoa com os portugueses, pois diz que aquilo demonstra que está em Portugal - os caras nem sabem colocar direito um algarismo numa porta! Só vai a Sintra, que tem imensos monumentos, castelos e palácios, para gozar com aquilo.

Depois goza com o Tejo ser, para os portugueses, o mar, quando na realidade ela está junto ao Estuário do Tejo, onde o rio desagua no mar e ambos se confundem. Fala também no Salazar, de que ela não sabe nada, imaginando que, por ter sido um ditador, foi igual a Hitler ou a Mussolini. Goza com o túmulo de Camões, com o estilo arquitectónico manuelino, enfatisando o Manuel, nome injuriado no Brasil nas piadas de português e fala também no episódio no Hotel com o seu PC, quando o Hotel tem áreas de Internet e se tinha problemas com o seu Computador pessoal, deveria usar o equipamento disponível no Hotel para os clientes. O Hotel não tem obrigação de reparar os equipamentos pessoais dos clientes, sejam PC's ou carros ou máquinas de barbear ou sei lá o quê.

Eu acho que ela vai ter muita vergonha quando souber das reacções dos portugueses ao vídeo e vai pensar duas vezes antes de voltar a falar do país e dos seus habitantes. Infame, só revelou ignorância e rancor, talvez dor de cotovelo.

Enfim... vejam o vídeo e, por favor, divulguem:

http://www.youtube.com/watch?v=1GCAnuZD7bk
Publicada por Ana Martins

5 comentários:

Luis disse...

Caríssimo João,
Ainda bem que trouxeste este post pois à que dar a conhecer quem é esta "fulana"! Já tinha dado conhecimento à Celle para que ela fizesse circular lá pelo Brasil.Nunca vi tamanha grosseria e falta de senso agravado pela ignorância demonstrada! Era melhor que estivesse calada! Escusa de cá voltar!!!
Um abraço.

Luis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Letr@ disse...

Amigo Luís,
Transcrevo aqui o comentário que fiz no "Sempre Jovens":
Atitudes deste tipo, já não me surpreendem, infelizmente. Tenho visto tanta coisa do género ... Menos ainda se feitas dum modo tão de baixo nível, aproveitando, a dado momento, cobardemente, a ausência dos técnicos portugueses para dizer o que disse.
Apetecia-me perguntar-lhe como se sente sabendo que centenas e centenas de compatriotas seus, vêm para Portugal e é-lhes dada a possibilidade de trabalhar? Não terá ela vergonha de parte do que ganha como artista ser pago pela compra das telenovelas em que entra? Ou não será isso que acontece?
Portugal dá trabalho a brasileiros deixando continuar no desemprego milhares de portugueses. Uma interrogação fica no ar: Não se sentirá ela mal sabendo disso?
Não tenho outra explicação para que ela tenha feito este vídeo, senão ter sido para fazer anedota do comportamento de alguns portugueses, em casos isolados. Mas mesmo que não fossem isolados, só tinha que fazê-lo duma forma não-ofensiva, o que não foi o caso, porque fez desses casos isolados uma generalidade inexistente. Quis provar o quê, a quem? Saíu-se muito mal.
Anulei a minha mensagem anterior exactamente porque esquecia-me de esclarecer que, naturalmente, nem todos os brasileiros pensam com um cérebro de esquilo igual ao dela e, portanto, não têm culpa nenhuma da sua ridícula manifestação de regozijo dum feito que não passa duma imbecilidade, sem qualquer qualidade.
Beijinhos.
Maria Letra

Anónimo disse...

Esta Maitê (do seu avô) Proença -Lusitano diz ela, e, que acredito que o seja, falhou ao ter sido capaz de transmitir a esta sua "des"netada os valores da velha Lusitânia, e, que certamente ele levou bo seu "bornal" para as Terras de Vera Cruz. Mas não é de admirar o que essa "gaija" diz, pois até do seu país, na generalidade, pouco ou nada sabem. E quando lhes aparece um Lusitano credor das suas origens, perguntam de imediato; Oi cara como é que você sabe tanto do meu país? Claro que na "gozação" a resposta é a que o seu desconhecimento merece; É que o seu país Brasil, antes de ser seu foi meu, de 1500 a 1822.
Penso que o vovô Proença se já morreu, deve estar ainda hoje a dar saltos na tumba, devido à sem vergonhice, despudôr e falta de cultura geral da sua "netchinha"
Duque de Vinhais e Goiás

Anónimo disse...

O programa Saia Justa, no centro Oeste do Brasil,Goiás, Distrito Federal e Tocantins é conhecido pela "Vacada Goiana". Nesta Região realizam-se muitos "rodeos" o que não é habitual em Portugal e no resto da Europa, aí é mais tourada. De vez em quando os canais de TV aqui no Brasil arranjam uma "vaquinha" para chingar aqueles que os ensinaram a falar em Português. A maitêzinha certamente que ainda está agora com o "bumbum" queimando porque não sabe como vai "descalçar a bota" quando voltar a Portugal.
Temos que desculpar "a zinha", pois analfabeto não é aquele que não sabe ler, mas sim o que sabendo, não lê.
Bandeirante e Montador Goiano