"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

02/10/2009

OUTRA VEZ MEDINA CARREIRA... Ninguém aprende a lição!

Medina Carreira não vê hipóteses de mudança na próxima legislatura

Porto, Portugal 30/09/2009 21:04 (LUSA)
Temas: Economia, Negócios e Finanças, política económica, finanças públicas

Porto, 30 Set (Lusa) - O fiscalista português Medina Carreira afirmou hoje que a nova legislatura não vai resolver os grandes problemas nacionais, uma vez que "andam há anos a enganar o país", acrescentando que "seria igual se [o resultado das eleições] fosse ao contrário".
"Não vejo, na próxima legislatura, a mínima hipótese de mudança", referiu o antigo ministro das Finanças, acrescentando que "os políticos das novas oportunidades são maus demais para entender este país".
Na apresentação do livro "Portugal que Futuro?", Medina Carreira disse que "a questão do momento não é o discurso do Presidente da República mas saber por que não se investe cá".
Confrontado pelos jornalistas, o ex-ministro das Finanças desvalorizou o discurso de Cavaco Silva, contrapondo que "é urgente criar as condições para o investimento em Portugal porque, se não se faz isso agora, vamos ter graves problemas".
"Ninguém apresentou um estudo sobre as razões da falta de investimento em Portugal. O primeiro-ministro é muito hábil a distribuir dinheiro mas não sabe onde o vai buscar", criticou o fiscalista na apresentação do livro em co-autoria com o jornalista Eduardo Dâmaso, na Associação Comercial do Porto.
Segundo Medina Carreira, "não são só as pequenas e médias empresas que vão fazer subir o peso do sector secundário", que considerou vital para aumentar as exportações e reduzir a dependência portuguesa em relação ao estrangeiro.
"O problema que temos de imediato é o financiamento exterior da nossa economia. Se falhar o acesso à tesouraria estrangeira, vamos ter um problema de finanças públicas dentro de poucos anos", alertou.
Neste contexto, o fiscalista criticou os grandes investimentos públicos, considerando que "se se fizerem as auto-estradas planeadas, seremos o quarto ou o quinto país com maior densidade de auto-estradas no mundo, o que é uma loucura e quem o fizer devia ser internado".
Questionado sobre um eventual aumento dos impostos, Medina Carreira disse "não ver por onde se possa mexer", referindo a tentação de aumentar o IVA como um erro, uma vez que "atinge sobretudo as classes mais modestas".
JNM.
Lusa/Fim

1 comentário:

A. João Soares disse...

Caro Luís,

O Dr. Medina Carreira, não inventa nada, não diz nada de novo. Mas di-lo de forma certa, clara e concisa. É pena que os supostos responsáveis pelo Governo do País não lhe dêem ouvidos e não tentem seguir o bom caminho.

Esclareço que duvidar que sejam irresponsáveis não é calúnia. Eles dizem que apenas são responsáveis politicamente, o que ninguém sabe explicar o que é. Ainda não se viu aplicar tal responsabilidade a crimes de corrupção e enriquecimento ilícito, etc., como se vê noutros países várias vezes referidos em posts no Do Miradouro.
Mas estas palavras de Medina Carreira devem ser tidas à mão para «memória futura», pelo que transcrevi o texto no meu blog.

Abraço
João