"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

02/02/2010

Lili Marlene

Lili Marlene foi escrita durante a 1.ª Guerra Mundial, por Hans Leip, do Exército Imperial Alemão. Em 1938 Norbert Schultze compôs uma melodia para a letra de Leip, e a canção foi gravada pela cantora Lale Andersen.Durante a ocupação da Iugoslávia pelas tropas nazistas em 1941, o programador da Rádio Belgrado tocava com freqüência Lili Marlene, por absoluta falta de outros discos nas prateleiras da emissora.

O ministro da propaganda Joseph Göbbels não gostou da canção e ordenou que saísse do ar; mas a Rádio Belgrado era captada em toda a Europa, e tanto alemães quanto soldados aliados se encantaram com a história da garota sob a luz... O general alemão Rommel permitiu que a rádio transmitisse a canção, que se tornou a assinatura da emissora, sendo executada todos os dias às 21:55, antes de sair do ar.A popularidade de Lili Marlene cresceu tanto que foram escritas versões em várias línguas.

A atriz americana Marlene Dietrich interpretou-a diversas vezes por toda a Europa e norte da África, por três anos.

Publicado no Blogue "Grey noise" pelo Amigo Claudio

2 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo Luís,

Também trouxe do Claúdio mas traduzi e está no Diverse Texts and Stories.

Um verdadeiro tesouro. A letra da canção é um sonho.

Beijinhos

Luis disse...

Querida NÁ,
É realmente uma letra lindíssima e que foi aproveitada durante a guerra 39/45. Infelizmente há sempre "aproveitanços" dos senhores da guerra! Já tinha reparado que a levara para o seu blogue!
Um beijinho amigo.