"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

12/07/2010

ZMAR – Turismo sustentável no Sudoeste Alentejano


Em Zambujeira do Mar, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano, o Eco-camping Zmar demonstra como o turismo pode ser sustentável, e como se pode até aproveitar umas férias para adquirir conhecimentos e hábitos mais ecológicos. Trata-se de um "resort" de campismo 5 estrelas. A construção é sustentável, em madeira, com painéis solares e aproveitamento de água; as ruas não são pavimentadas; o comércio aposta nos produtos locais.


Veja a reportagem da RTP no vídeoa abaixo incorporado para ficar a conhecer melhor o conceito e o empreendimento.
"Classificado como parque de campismo, o Zmar veio, no entanto, alterar o conceito de acampar em Portugal. O Eco Camping para além da possibilidade de desfrutar de momentos naturalmente ecológicos, oferece ainda diversos serviços dignos de um resort. O alojamento é composto por uma zona com 33 chalets, 48 alojamentos de hotelmóvel, 3 Zvillas e um parque com capacidade para 288 caravanas. Os chalets e as Zvillas têm capacidade para seis pessoas e são construídos em madeira. Já os hoteismóveis têm uma capacidade máxima de dois adultos e uma criança." (Fonte: escape by Expresso - Boa Cama)

O Zmar Eco Campo Resort & SPA tem um site na internet onde pode fazer as reservas, uma página no Facebook, onde pode dialogar com eles e onde fui buscar as fotos que aqui estão.












Retirado do Blogue "Sustentabilidade é Acção", da minha Amiga Manuela Araújo

7 comentários:

**Viver a Alma** disse...

Isto sim! levava o meu dinheiro...fiz campismo muitos anos ainda sem muitos dos parques para o efeito...pertenci a um grupo de montanha e escalávamos penhascos...o ar livre sempre me motivou.
Mas penso que falta o vídeo que referiu....ou fui eu que não vi bem - embora clikasse em todo o lado...nenhuma foto me pareceu o da RTP.

Deixo um abraço
Mariz

Celle disse...

meu caro Luis, já lhe disse que seu blog está uma beleza!
Dígno da pessoa amiga,inteligente e bem humorada que nem vc.
Viajar, passear,faz bem à saude e nada melhor para nos ensinar! Culturalmente é a maneira mais gostosa e fácil de se instruir...
Pelas fotos e sua descrição é um local pra se conhecer, neste Portugal admirável!
Vou copiar e levar para o Ornamental o selo do seu 1º aninho!
Já o visitei na sua Nova Galeria e lhe deixei um comentário a mais dias.
Hoje,fico por aqui...
Beijos no seu coração
Celle

Luis disse...

Minhas Queridas Amigas,
Este parque está a 6 Kms da minha caseta e muito perto da praia de Zambujeira do Mar, daí o nome ZMAR.Até agora não consegui postar o video mas vou tentar novamente pois ele é muito interessante.
Beijinhos muito amigos.

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Uma boa publicidade merecida pela forma como a Zmar cuida dos clientes e da Natureza. Oxalá não tenham muitos estragos durante o festival anual.

Um abraço
João
Do Miradouro

Manuela Araújo disse...

Olá Luís

Vejo que tem aqui muitos vídeos que ainda vou ver. Quanto ao da reportagem da RTP, já não sei o site, mas o html que usei para o incorporar foi este:



Apesar da génese eventualmente pouco clara ou justa deste empreendimento ou de muitos outros PIN's (Projectos de Interesse Nacional), que passam por cima da legislação que vale para os outros, continuo a achar que este empreendimento é muito mais amigo do ambiente e sustentável que a enorme maioria em Portugal.

Obrigada e um abraço

Manuela Araújo disse...

Caro Luís, vejo que o html não passou ... se quiser diga-me o seu endereço de e-mail que envio-lhe desse modo.

Luis disse...

Amiga Manuela,
O email é lsoaresdacunha@gmail.com
Beijinhos amigos.