"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

23/09/2009

FÉRIAS NO ALENTEJO








Este ano as férias tiveram algo de diferente e mais motivador que foi a presença do Tomás Maria. Logo de manhã era o reboliço da primeira mamada seguido dos preparativos para o inicio do dia. Às higienes matinais de todos nós, incluindo as do neto, seguiam-se os pequenos-almoços da ordem, com torradinhas de pão alentejano cheias de manteiga e ou compota acompanhadas de chazinho ou de café com leite, antecedidos normalmente por um iogurte de fruta.

Aproveitávamos estar juntos para fazer o programa do dia que depois era religiosamente cumprido. Começava sempre por um passeio seguido de uma “almoçarada” bem “regadinha”, mas não em excesso. Uns dias eram sardinhas outros umas plumas de porco preto e sempre que possível iniciada por caracóis ou gaspacho.
Nesta altura já o Tomás estava a refilar pois queria a segunda mamada que lhe era dada prontamente para não haver berreiro! Seguia-se a respectiva mudança de fralda para o garoto se manter bem-disposto.

Continuando a “passeata” tiravam-se as fotografias da ordem para a posteridade. Não esquecer que eram as primeiras férias do Tomás!

Depois era o regresso a casa onde ele tinha a terceira refeição e se preparava o banho e demais cuidados com ele, para todos nós podermos ter uma noite sossegada… O que às vezes não acontecia pelas cólicas que o incomodavam criando um desassossego a todos nós na tentativa de acalma-lo. Lembro que a casa é minúscula e qualquer barulhinho é ouvido por todos… Para além de ser motivado pelo mal-estar do neto! A talhe de foice refiro que a minha filha tem uma imensa sorte pois o meu genro tem um jeitão para tratar do Tomás, o que lhe dá um bom descanso!

Seguia-se um jantar ligeiro no alpendre e um “serãosinho” da província às vezes acompanhado de um filme. Acreditem que apesar de tudo acabávamos por nos deitar tarde pois a minha filha aproveitava para dar mais uma mamada entre a meia-noite e a uma da madrugada. Normalmente era essa a hora do nosso recolher para nos retemperar de mais um dia de férias. Como se pode ver tudo girava em volta do Tomás Maria!

Depois de tudo isto tínhamos uma noite normalmente tranquila só interrompida por vezes, como disse anteriormente, pelas cólicas do rapaz que nos punha a todos em alvoroço na tentativa de o voltar a adormecer. Quando isso acontecia era um sarilho para acordar cedo no dia seguinte…

1 comentário:

A. João Soares disse...

Caro Luís,

As primeiras férias do Tomás decorreram com uma perspectiva de preparação para uma vida cheia de ética e de ordem - pequeno-almoço da ordem, fotografias da ordem. O programa religiosamente cumprido é outro aspecto de ordem.
Meu amigo, assim preparas um cidadão resistente às libertinagens modernas, mas não exageres, porque um pouco de desordem controlada, de espontaneidade, de improviso também contribui para a felicidade!!!
Estou a brincar mas, falando agora a sério, felicito-vos por este ambiente de harmonia e colaboração, em trabalho de equipa.
Felicidade para todos, principalmente para o Tomás que terá pela frente mais anos do que os restantes.

Abraços
João