"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

28/02/2010

DIA 20 de Março... LIMPAR PORTUGAL

Transcrição do artigo de Maria de Lurdes vale, no Diário de Noticias
http://dn.sapo.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1507016&seccao=Maria%20de%20Lurdes%20Vale&tag=Opini%E3o%20-%20Em%20Foco
Num dos seus mais recentes programas, a apresentadora Oprah convidava uma típica família americana - pai, mãe e dois filhos menores - a mudar de hábitos durante uma semana. O desafio era difícil. Significava não ver televisão, não usar telemóvel, prescindir do computador e dos jogos da PlayStation. O resultado foi bastante interessante. O casal, com uma vida diária atarefada, passou a ter mais tempo para conversar, e isso teve um importante reflexo na relação com os filhos. Descobriram coisas acerca uns dos outros de que nem sequer se tinham apercebido antes. Tornaram-se mais criativos, alegres e companheiros e até passaram a interagir mais com os vizinhos e com o mundo ao seu redor. Perceberam que valia a pena desligar, de vez em quando, para se encontrarem a si mesmos. E foram mais felizes.

Nos dias que correm, desligar deveria ser uma palavra de ordem. Andamos saturados de tanto ruído e demasiados dependentes das novas tecnologias. Mais agressivos e menos tolerantes. Percebemos que o tempo vai passando e que, afinal, não temos tempo para nada. É por isso necessário reencontrar o equilíbrio ou, caso contrário, pagaremos cara a factura. O planeta reflecte o nosso estado de ânimo e o mal que lhe fazemos. A saturação a que estamos sujeitos tem eco na natureza, que protesta, que se revolta. As catástrofes naturais sucedem-se e casos como os do Haiti, da Madeira e do Chile são os extremos que fazem despertar a solidariedade e o interesse pelos outros e pensar naquilo que é realmente importante. Cuidar de nós, cuidar dos nossos e daquilo que temos à nossa volta.

Vem esta reflexão a propósito do movimento Limpar Portugal, que nasceu, no ano passado, fruto da boa vontade de cinco ou seis portugueses que pensaram na melhor forma de aproveitar um dia - 20 de Março - para levar a cabo um grande feito. Ninguém os conhece, não são famosos, são cidadãos que se lembraram, com base numa experiência que viveram na Estónia, de limpar o país de norte a sul, começando pela floresta, um bem precioso de que Portugal dispõe e não sabe aproveitar nem dar valor.

Neste site http://www.limparportugal.org/ encontram-se a história e os objectivos desta missão, que já conta com o entusiasmo de milhares de pessoas, através de grupos organizados distritos a distrito, concelho a concelho, e que conseguiu o apoio de várias instituições e empresas a nível local, regional e nacional.

No dia 20, vamos rumar à floresta e desligar do resto. Com os filhos, amigos e vizinhos façamos algo de útil e solidário para com este país tão maltratado. É uma forma activa de participar na construção de um mundo que queremos melhor. Obrigada a quem se lembrou desta iniciativa. Esperemos que resulte.

Publicada por A. João Soares em SEMPRE JOVENS a 2/28/2010

6 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo Luís,

O Dia L - Limpar Portugal está a aproximar-se a passos largos, e embora eu não queira estar a abusar deste espaço, sinto que sendo colaboradora deste Blogue e porque todos os meios de comunicação devem ser usados, o devo fazer.

Todos sabemos que é já no próximo dia 20 de Março que esta acção terá lugar. O movimento conta já com alguma expressão, mas precisa de muitíssimos mais voluntários.

Sugiro que vejam no Ning Limpar Portugal, uma entrevista passada na Sic, que contou com figuras públicas de todos conhecidas, que deram um belíssimo contributo não só para a divulgação mas também na abordagem de como e o que fazer.
Contamos com muitos mais e preferencialmente em prime time, para que o impacto seja o maior possível.

Ainda, e porque como todos sabem que a vossa amiga aqui está na Coordenação de Cerveira, vejam em Viana do Castelo, concelho de Cerveira, o meu Grupo, Fernanda Ferreira, onde poderão ver os nossos avanços e até algumas menções honrosas por parte da Coordenação Nacional, que naturalmente são um forte estímulo a quem se dedica de corpo e alma para que esta Campanha seja um sucesso.

Apelo, mais uma vez, à Unidade para esta Causa Nobre que é Limpar Portugal. Ajudem de todas as formas que achem viáveis, apelem aos amigos influentes para que sejam disponibilizados todos os meios necessários à mobilização de mais voluntários, de todos os meios de comunicação, enfim, tudo o que vos ocorra. Todos podemos ajudar.
Fernanda Ferreira (Ná)

EDUARDO POISL disse...

Estou feliz por ter completando as MIL postagem no blogger UMA PAGINA PARA DOIS e vim agradecer por você fazer parte dele com o seu carinho.

Abraços, te desejo uma linda semana

Dina disse...

Penso que esta iniciativa vai ser um sucesso de norte a sul do país.
Depois convinha manter...

Graça Pereira disse...

Esta é uma iniciativa que deve ser acarinhada por TODOS...partindo das bases, talvez os dos topos entendo que é hora da darmos as mãos para podermos avançar.
Felicito todos aqueles que tiveram a ideia bem como todos os outros que engrossaram a falange de boa vontade.
Abraços para todos.
Graça

José disse...

Olá Luis,obrigado pelo seu comentário, com bonitas palavras de encentivo.
Esta é uma boa iniciativa para limpar o lixo que está por aí espalhado por todo lado, todos vamos limpar esse lixo de Portugal.
Porque o resto já eles limparam
infelizmento para a gente.

Um abraço,José.

Mariazita disse...

Querido amigo Luis
Uma acção muito meritória essa, a que dei o meu apoio desde o princípio. Esse selinho que aparece no final deste post fui eu que fiz, propagandeando o Sempre Jovens como impulsionador da ideia.
Esperemos que tudo corra bem no próximo dia 20.

Obrigada pela visita e comentário à minha "Casa".
Um ciclo da Mulher??? Os homens esfolavam-me viva rsrsrsrsssssssss
Mas...por falar em ciclos: ainda não foi ver o poema que publiquei no Lírios... Não iniciei o ciclo do Amor, como o Luis sugeriu, mas um outro. Para saber qual...tem que ir ver. Eu às vezes sou màzinha!!!

Um dia muito feliz - pelo menos parece que sem chuva...

Beijinhos muito amigos
Mariazita