"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

26/02/2010

Vamos dar atenção a esta informação...


Um meteorologista da Força Aérea mandou o seguinte:

Serve o presente para vos alertar, e não alarmar, da situação que muito provavelmente irá afectará a Madeira a partir da próxima manhã de 6ª feira (26.02) e o continente durante a madrugada e dia de Sábado (27.02), por uma depressão em fase de cavamento, com ventos fortes e precipitações moderadas

Depois de passar a Madeira, irá ganhar força e intensificar-se em direcção ao Continente, com ventos sustentados, poderão atingir os 90/100km/h e com rajadas que poderão ultrapassar os 140km/h, em especial no Litoral e terras Altas.

Portanto, atenção não aconselha grandes viagens e tentar evitar de andar a circular na rua, sobretudo durante o Sábado. Este evento poderá ser classificado relativamente ao efeito destruidor, como furacão de Categoria. 1.

Amanhã irei actualizar a previsão com detalhe, mas para já serve de aviso porque poderá ser uma situação muito extrema em termos de ventos sustentados.

Este cenário preocupante, se se vier a concretizar (os modelos estão todos de acordo), poderá ser considerado a tempestade da década e/ou dos últimos 30/35 anos, pq os ventos serão muito fortes afectando a Madeira e todo o Continente de Norte a Sul, especialmente a faixa costeira ocidental.

Podem seguir mais informações neste link de um site de aficionados de meteorologia.

http://meteoiberia.com/forum/index.php?action=post;quote=55887;topic=2461.15

Onde se pode ler:

Caros Membros,
A situação sinóptica nos próximos dias, resolvemos enviar um boletim especial que poderá ser actualizado a qualquer momento, se assim as condições o justificarem.
Durante o próximo período, iremos assistir a uma continuação do Inverno, mas desta feita, com um agravamento mais generalizado e em termos de vento e precipitação, com a passagem de um fluxo extratropical que poderão provocar Ventos Ciclónicos.
Quanto à previsão do estado do tempo, na fase de Lua Cheia, , existem hipóteses de precipitações localmente intensas, Vento Muito Forte e outros fenómenos atmosféricos aliados, tais como os tornados.
De assinalar a formação de uma depressão cavada, que poderá afectar em 1º lugar a Madeira 26/27(pico de intensidade previsto entre as 19:00 do dia 26/02 e até ás 03:00 dia 27/02), com alguma precipitação com acumulação de 20mm em 24h e Ventos muito fortes(acima de 70km/h e com rajadas que podem atingir os 120km/h, em especial acima dos 500m.
Posteriormente, a situação irá agravar-se com o enchimento da baixa pressão à medida que se aproxima do Continente, e afectando inicialmente as regiões do Sul, com ventos ciclónicos


Enviado por e-mail pelo Amigo Brito

4 comentários:

Mariazita disse...

Querido amigo Luis
O primeiro cuidado a ter, em minha opinião, é não entrar em pânico.
A seguir...tomar as providências necessárias para não ter uma surpresa desagradável.
Olhe, eu, antes de me deitar, vou baixar e trancar as persianas. Assim não correm o risco de voar com o vento que possa surgir.

Muito obrigada pelos seus votos de bom fim de semana, que retribuo, de coração.

Beijinhos com muita amizade
Mariazita

Luis disse...

Minha Querida Amuga,
Sempre ouvi dizer: "seja previdente evite o acidente"!
DEssa forma dou~lhe os meus parabéns pelos seus cuidados!
Beijinhos muito amigos.

Lourdes disse...

Luís
Este ano está a começar mal e as condições climatéricas que se registam nesta altura estão a tornar-se preocupantes.
Já tomei algumas precauções mas, mesmo assim, espero que a depressão enfraqueça e não ´venha provocar mais desgraças no nosso país.
Bjos
Lourdes

Luis disse...

Querida Amiga Maria de Lourdes,
Todas estas catástrofes são obra do "bicho" homem que não respeita a Natureza e esta "raivosamente" reage castigando-o! Infelizmente "paga o justo pelo pecador", quando devia ser o contrário!
Um beijinho amigo.