"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

17/05/2010

REFLEXÃO SOBRE A CULTURA PORTUGUESA

Para Reflexão e Acção
A diferença entre países ricos e países pobres não é a sua Idade, pois a Índia e o Egipto, que têm mais de 5.000 anos são pobres e, por outro lado, Canadá, Austrália e a Nova-Zelândia, que há 150 anos eram inexpressivos, hoje são desenvolvidos e ricos. A diferença também não reside nos recursos naturais disponíveis.

O Japão que tem um território limitado, inadequado para a agricultura e para a pecuária, é a segunda economia mundial. É uma imensa fábrica flutuante, que importa matéria-prima do mundo inteiro e exporta produtos manufacturados.

Outro exemplo é a Suíça que não planta cacau, mas tem o melhor chocolate do mundo. Cria no seu pequeno território animais e cultiva o solo apenas durante 4 meses ao ano, mas fabrica e exporta lacticínios da melhor qualidade. A Suíça é um país pequeno que transmite uma imagem de segurança, ordem e trabalho.

No relacionamento entre gestores dos países ricos e os seus homólogos dos países pobres, fica demonstrado que não há diferenças intelectuais. A raça, a cor da pele, também não são importantes: os imigrantes rotulados de preguiçosos nos seus países de origem, são a força produtiva dos países europeus ricos.

Onde está então a diferença? Está no nível de consciência do povo, no seu espírito. A evolução da consciência deve constituir o objectivo primordial do Estado, em todos os níveis do poder. Os bens e os serviços são apenas meios… A educação e a cultura ao longo dos anos, deve plasmar consciências colectivas, estruturadas nos Valores eternos da Sociedade: Moralidade, Espiritualidade e Ética.

Solução-sintese:

Transformar a consciência do Português. O processo deve começar na comunidade de onde vive e convive o cidadão. A comunidade, quando está politicamente organizada permite que as transformações desejadas para um país, neste caso Portugal, sejam efectuadas nos diversos micro-estados que a constituem, e que são os átomos do organismo nacional. Isso é confirmado pela Física Quântica.
Ao analisarmos a conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos, constatamos que a grande maioria segue o paradigma quântico, isto é, a prevalência do espírito sobre a matéria, ao adoptaremos seguintes Princípios de Vida:
1. A Ética como base;
2. A Integridade;
3. A Responsabilidade;
4. O Respeito às Leis e Regulamentos;
5. O Respeito pelos outros cidadãos;
6. O Amor ao Trabalho;
7. O Esforço pela Poupança e pelo Investimento;
8. O Desejo de Superação;
9. A Pontualidade.

Somos como somos, porque vemos os erros, encolhemos os ombros e dizemos: “ não interessa… deixa andar!” A preocupação de todos, deve ser com a Sociedade, que é a Causa , e não a classe política, que é o triste Efeito!
Só assim conseguiremos transformar Portugal de hoje! Vamos agir! Reflictamos sobre as palavras de Martin Luther King: “O que é mais preocupante, não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos ou os dos sem Ética. O que é mais preocupante, é o Silêncio dos que são bons…”

PENSEMOS NISTO!

Nota:

Este texto é uma adaptação de um PPS recebido que acho oportuno apresentar neste momento crítico em que vivemos. Reflectindo ficamos conscientes que a transformação terá que começar em nós próprios ou, caso contrário, terá que aparecer Alguém que nos encaminhe nesse sentido! A escolha é nossa e terá que ser quanto antes pois estamos à beira da ruína ...

6 comentários:

Unknown disse...

Muito bom este texto só que em Portugal tem sido os políticos a destruir a nossa sociedade servindo-se da comunicação social para atacar os funcionários públicos.
Exijam que trabalhem e sejam produtivos mas nunca façam do funcionalismo publico o culpado de todos os erros políticos.
A honestidade dos nossos governantes tem de ser imaculada e isso não tem acontecido.
A linguagem nunca poderá ser ao calhar. Definir objectivos estudando-os e aplicando-os com rigor, nunca como estão a fazer agora. De manhã é branco, à tarde é tinto e à noite já não é uma coisa nem outra.

Lourdes disse...

Meu amigo
Estou completamente de acordo, mas penso que uma grande parte dos nossos políticos não conhecem a maior parte das palavras: Ética, Integridade; Responsabilidade;
Respeito às Leis; Respeito pelos outros; ...
Beijinhos
Lourdes

Lidia Ferreira disse...

Vim agradecer sua visita , espero que vc tb participe da próxima , conheça tb meu outro blog
http://corderosachoque22.blogspot.com
bjs

Luis disse...

Meus Amigos,
Infelizmente têm razão por isso eu admito que tenha que aparecer Alguém que imponha regras para que tudo se normalize!!! E de quem é a culpa... é de todos nós!!!
Um abraço amigo.

A. João Soares disse...

Caro Luís e seus comentadores,

Não podemos ter muitas esperanças numa mudança positiva. A única coisa de que o povo precisa para a mudança, que está em mãos de políticos é a escola, porque é ela que deve incutir nas crianças a mentalidade de que é preciso seguir os 9 (nove) princípios de vida constantes do texto.

Independentemente dos políticos e dos funcionários públicos, as pessoas têm que ser capazes de gerir as suas vidas, gastando menos do que ganham, não se endividando, resistindo às tentações da publicidade, ao gosto pela ostentação e pela moda, etc. O trabalho deve ser sério, procurando a máxima perfeição.

E é preciso saber reclamar com razoabilidade Como defendia Martin Luther King, os bons devem fazer-se ouvir pelo bem, para o bem e contra tudo o que esteja contra aqueles 9 princípios.

Não podemos nem devemos esperar pelos políticos nem pelos funcionários públicos, Eles são pequenos apêndices. Cultivemos o gosto pelas ATITUDES de perfeição do culto do rigor e da produtividade.

Abraços
João
Do Miradouro

Luis disse...

Meua Bons Amigos,
A mudança que precisamos vai demorar a concretizar-se mas se atendermos que o que tem faltado às nossas crianças, futuros cidadãos, tem sido o aconchego das suas Familias e a manutenção dos Valores que nossos pais nos deram, poderemos reformular a sua Educação!
Saibamos fazer isso e o Mundo será MELHOR!!!
Um abraço amigo.