"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

09/05/2011

Comentário muito pertinente e oportuno!

Da Finlândia com Amor…



Independentemente destes potenciais, o problema que temos com os Finlandeses (e com o resto do mundo) é a percepção que o passado com a dimensão que Portugal tem não suporta o presente e, pior do que isso, há uma noção instalada de que Portugal não consegue justificar o seu futuro como parceiro independente e contributivo para a comunidade internacional e até dá jeito que algum povo mais competente tome todas essas vocações de Portugal e as ponha a bom uso para bem do desenvolvimento futuro.

A percepção que existe na comunidade internacional é que a tal troika que há três semanas ninguém falava e que hoje é o Governo de Portugal conseguiu tomar, em três semanas, medidas estruturais que há 30 anos não eram tomadas só porque o pode fazer sem estar restringida pelos clientelismos políticos e estar condicionada pela corrupção passiva e activa de que se alimenta o sistema político e de liderança nacional que permite assimetrias insustentáveis. Nenhum político Português conseguiria reduzir 15% da máquina pública em três semanas porque estaria a matar -instantaneamente- o seu futuro político e a capacidade de alimentar a sua máquina partidária. Nenhum político Português, desde 75, conseguiu ou conseguiria promover a profissionalização do Estado independente dos ciclos políticos e, por isso, também, não conseguiu deixar autonomizar sequer (quanto mais resolver) o sistema de Justiça Português.

Para não estar indefinidamente a descrever os impossíveis de Portugal e tentar em alternativa definir o futuro de Portugal em poucas palavras, diria que era aproveitar a gestão estrangeira do País nos próximos três anos para nos adaptarmos à gestão de recuperação nos próximos dez anos e, durante este tempo apostarmos (fortemente) na Educação dos cinco aos 25 anos, e esperar que essa nova geração tenha a competência (que nós como povo não temos e já não a teremos nos nossos próximos dez anos) e perceba o valor. Saiba encontrar soluções viáveis para o País ao apostar na profunda Reforma da Justiça que hoje não se quer fazer. É isso mesmo: Educação e Justiça, até porque a Saúde, o outro pilar fundamental, tem sido mais apoiado. Dez anos de aposta profunda na Educação e na Justiça para que em dez anos tudo se comece a compor que é o que este vídeo que está a correr por todo o mundo não mostra. Mas, indiscutivelmente não se lhe pode tirar o valor. Causa impacto. Amacia o ego e, precisamos disso, não?

Maria Elvira , Blogue “Brumas de Sintra”

2 comentários:

Mariazita disse...

Meu querido amigo Luis
Recebi este vídeo, sabe de quem? De um amigo brasileiro, imagine!
Está impecavelmente feito, e é uma grande bofetada sem luva nesses ingratos finlandeses.
Sim, porque eu acredito que o vídeo chegue lá, à Finlândia!

Quanto ao texto não me pronuncio porque, francamente não o li.
Só vim aqui numa corridinha informar que depois de o meu amigo ter estado ontem na minha «CASA» publiquei lá um selinho comemorativo das 50.000 visitas.
Gostava muito que o trouxesse para aqui... Vai buscá-lo?

Beijinhos muito amigos

Luis disse...

Minha Querida Amiga Mariazita,
Claro que o vou buscar e coloca-lo na minha galeria.
Um beijinho muito amigo e solidário.