"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

07/05/2011

O DISCURSO DO PRESIDENTE!


O Presidente da República avisou hoje que a ajuda externa anunciada esta semana “não é o fim” de um processo, mas sim o “início de um longo caminho” em que Portugal tem de “mudar de vida” e “construir uma economia saudável”.

O aviso foi feito por Cavaco Silva numa comunicação ao país, através da televisão, um dia depois de ter sido anunciado o plano de ajuda externa acordado entre o Governo e a troika da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

“O acordo é o sinal mais evidente da necessidade de alterarmos o rumo das políticas e de mudarmos de atitudes e de comportamentos”, afirmou.

Cavaco Silva recheou a sua comunicação ao país com avisos. Mais um: “Não podemos continuar a viver acima das nossas possibilidades, a gastar mais do que aquilo que produzimos e a endividar-nos permanentemente perante o estrangeiro.”

Por isso, o Chefe do Estado fez uma advertência em tom grave. “De uma forma muito clara, quero dizer aos portugueses que, se não mudarmos, estaremos daqui a três anos, ou até antes disso, pior do que nos encontramos hoje”, sublinhou.

Na sua comunicação, Cavaco não quis pronunciar-se sobre as medidas específicas do resgate, que prevê um empréstimo de 78 mil milhões de euros. Empréstimo “e não dádiva”, sublinhou. E recordou que ele próprio tinha alertado – aconteceu antes e durante a campanha presidencial deste ano – para os problemas de endividamento excessivo.

Sem cumprir uma série de condições, avisou, o país irá voltar à mesma situação que levou ao pedido de resgate. Se Portugal “não aumentar a poupança interna”, se “não aumentarem as exportações e diminuírem as importações” e sem reconquistar “a confiança dos investidores internacionais”, então o país “voltará a enfrentar graves problemas de financiamento”.

3 comentários:

Graça Pereira disse...

Meu Amigo
Sinceramente?? Um chover no molhado!!! Parecia um pai rezingão de outras épocas a dizer aos filhos: Se...se...se...!!! A minha ideia sobre o "nosso" Presidente confirma-se e tenho pena.
Beijo e bom domingo.
Graça

Mariazita disse...

Meu querido amigo Luis
Por muito bom que se considere o discurso de Cavaco Silva, a verdade é que ele não disse nada que o mais comum dos mortais não soubesse...
O ÚNICO problema, na minha modesta opinião, está em se fazer o que é necessário para não se cair na mesma (ou pior...)
Teremos que aguardar para ver...

Um resto de feliz domingo. Beijinhos muito amigos

Luis disse...

Minhas Queridas e Boas Amigas,
Realmente acho-o muito "soft" para aquilo que se torna necessário... Por vezes há necessidade de se darem dois murros na mesa!
Concordo convosco!
Beijinhos amigos e solidários.