"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

16/11/2010

ATÉ PARECE QUE FOI ESCRITO AGORA...


"O País perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos e os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido, nem instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não existe nenhuma solidariedade entre os cidadãos. Já se não crê na honestidade dos homens públicos. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos vão abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas ideias aumenta em cada dia. Vivemos todos ao acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima a baixo! Todo o viver espiritual, intelectual, parado. O tédio invadiu as almas. A mocidade arrasta-se, envelhecida, das mesas das secretarias para as mesas dos cafés. A ruína económica cresce, cresce, cresce... O comércio definha, A indústria enfraquece. O salário diminui. A renda diminui. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo."

Eça de Queirós - 1871

3 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
" Um povo imbecilizado e resignado,
humilde e macambúzio, fatalista e
sonâmbulo, burro de carga, besta de
nora, aguentando pauladas, sacos de
vergonhas, feixes de misérias, sem
uma rebelião, um mostrar de dentes,
a energia dum coice, pois que nem
já com as orelhas é capaz de
sacudir as moscas..."
*
in - Guerra Junqueiro
escrito em 1886.
,
um abraço,
,
*

A. João Soares disse...

Caros Luís e Poetaeusou,

Estes dois textos, o do post e o do comentário, são muito preocupantes e dificultam termos esperanças num futuro melhor. Realmente um povo que ao fim de tanto tempo não melhorou e se mantém indiferente ás repetidas chicotadas que leva, não deixa prever uma forte sacudidela da albarda, um derrubar dos cavaleiros que o dominam.

E, para pior, o ensino não prepara as jovens gerações a pensar e a procyurar as melhores soluções para todos os portugueses. A educação está a correr de feição aos dominadores, com consumismo, ostentação, imitação competitividade nas atitudes de egoísmo, materialismo e desrespeito pelos outros.

Esperemos que daqui a poucas décadas já não faça sentido recordar tais frases com a ideia com que o fazemos hoje.

Abraços
João
Do Miradouro

Luis disse...

Meus Caros Amigos,
Os Vossos comentários levam-me a pensar que o nosso Povo não passa de um rebanho de cordeiros que só faz o que o seu pastor mandar... e com a falta de pastor competente não irá a lado algum!!!
Um abraço forte e amigo.