"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

28/01/2010

POBRES DOS NOSSOS RICOS...

A maior desgraça de uma nação pobre é que em vez de produzir riqueza, produz ricos. Mas ricos sem riqueza.Na realidade, melhor seria chamá-los não de ricos mas de endinheirados.Rico é quem possui meios de produção. Rico é quem gera dinheiro e dá emprego.Endinheirado é quem simplesmente tem dinheiro. ou que pensa que tem.Porque, na realidade, o dinheiro é que o tem a ele. A verdade é esta: são demasiados pobres os nossos "ricos". Aquilo que têm, não detêm. Pior: aquilo que exibem como seu, é propriedade de outros. É produto de roubo e de negociatas.

Não podem, porém, estes nossos endinheirados usufruir em tranquilidade de tudo quanto roubaram. Vivem na obsessão de poderem ser ROUBADOS.Necessitavam de forças policiais à altura.Mas forças policiais à altura acabariam por lança-los a eles próprios na CADEIA.

Necessitavam de uma ordem social em que houvesse poucas razões para a CRIMINALIDADE.Mas se eles enriqueceram foi graças a essa mesma desordem (...)


Mia Couto, escritor contemporâneo, nascido nas ex-colónias.


É sobre as fortunas ilícitas que hoje discorre... Hoje, como ontem, mas agora ainda mais escandaloso!


E saberemos nós para onde caminha a Humanidade?


O século XXl inaugurado com a expectativa de vir a ser o século da espiritualidade, da solidariedade e de uma mais justa repartição da riqueza, tem se revelado precisamente aquele em que a ambição desmedida do homem está atingindo graus supremos que ameaçam o desmoronar de todos os progressos alcançados ao fim de longas e arrastadas lutas e vitórias em prol de melhores condições de vida para os povos.


Maria Jardim, no seu Blogue http://mossamedes-do-antigamente.blogspot.com/

Sem comentários: