"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

22/03/2010

EMPRESAS COTADAS DÃO PRÉMIOS MILIONÁRIOS!!!

Perante estes números, acho que o Ordenado Mínimo Nacional e não só...são exageradamente elevados, Há que reduzi-los e fazer sacrifícios, para poderem pagar esta escandaleira.....Com gestores tão bons, ainda não compreendi, como chegámos a este ponto.

Empresas cotadas dão prémios milionários
17 Março 2010 in “Correio da Manhã”


Rui Pedro Soares dirige a área internacional da PT
17 Março 2010 in “Diário de Notícias Online”
Ex-gestor Rui Pedro Soares, um dos dois ex-administradores da Portugal Telecom que renunciaram ao mandato, na sequência do seu envolvimento nas escutas do processo Face Oculta, já tem uma nova área de responsabilidade atribuída na empresa. Como quadro da PT deixou a administração, mas não a empresa e ficaria agora com um cargo de director de primeira linha, embora ainda não se soubesse qual o pelouro que lhe seria atribuído.
Contudo o DN apurou junto de fontes da empresa e próximas do gestor, que há poucos dias ficou definido que será director de primeira linha para a área internacional da PT, recebendo um vencimento da ordem dos 10 mil euros por mês, somando a remuneração fixa, a variável, dependendo esta última dos objectivos alcançados.
Até ao final de Março, contudo, o ex-administrador executivo da PT "ainda estará a fazer a transferência de alguns dos dossiers que acompanhava até renunciar ao mandato". O jovem socialista, que se destacou na JS, durante a liderança de Sérgio Sousa Pinto, renunciou ao mandato ainda antes de Soares Carneiro, o outro dos envolvido no processo "Face Oculta", porque as buscas da Polícia Judiciária acabaram por acelerar a sua decisão.
Mas relativamente à indemnização que irá receber, por ter deixado o cargo de administrador executivo dois anos antes de terminar o mandato, ainda nada está definido, disseram ao DN fontes da PT ligadas às negociações. Uma informação confirmada por fonte próxima de Rui Pedro Soares. "O assunto ainda está a ser estudado pela Comissão de Vencimentos da PT", afirma fonte da empresa.
Rui Pedro Soares entrou na Portugal Telecom em 2006, a convite de Henrique Granadeiro, e agora foi um dos homens que esteve envolvido nas negociações PT/TVI.

Há que aguardar "sem pressão" a avaliação da ética dos administradores – Henrique Granadeiro
16 Março 2010 in “DN / Lusa”
O presidente da Portugal Telecom (PT), Henrique Granadeiro, assegurou hoje que a comissão de auditoria da empresa já iniciou a avaliação da ética dos administradores, sendo necessário "aguardar, sem qualquer pressão, pelos resultados". "Eles estão a fazer o seu trabalho e apresentarão o resultado quando o tiverem terminado. Têm capacidade de decisão própria, pelo que nem sequer apresentam o trabalho ao conselho de administração. Se houver alguma coisa a deliberar, deliberarão. Se não, darão o destino que entenderem ao trabalho que tiverem concluído", afirmou.
Portugal Telecom paga 790 milhões aos trabalhadores inactivos
Treze mil colaboradores suspensos ou na pré-reforma recebem salários da operadora nacional e em alguns casos têm direito a aumentos. Em 2009, custaram 176 milhões de euros.
Quarta-feira 17 Março 2010 in “Diário Económico” por Filipe Alves (filipe.alves@economico.pt)
A herança do seu passado enquanto monopólio estatal continua a pesar nas contas da Portugal Telecom (PT). Nos próximos anos, a operadora de telecomunicações liderada por Zeinal Bava terá de pagar um total de 791 milhões de euros em salários a quase 13 mil trabalhadores que se encontram suspensos ou na pré-reforma.
A 31 de Dezembro, a PT tinha 6.228 empregados suspensos e outros 6.497 pré-reformados, tendo cada um deles direito a um salário mensal que corresponde a entre 80 a 100% da sua remuneração no activo, até ao dia em que se reformarem. Em alguns casos, segundo o documento divulgado pela operadora, haverá mesmo direito a um “incremento anual” no salário, no âmbito dos compromissos assumidos com os sindicatos.
Com estas regras, em média, cada um destes 12.775 trabalhadores terá direito a receber 61.917 euros da operadora, até à sua aposentação, sendo que o pagamento dos salários é directamente assegurado pela PT Comunicações, a empresa que gere a rede fixa.
Embora avultado, este encargo com os salários de trabalhadores inactivos representa uma diminuição de 12,1% face aos 900 milhões de euros registados no final de 2008, que se explica pelo facto de a empresa ter suspendido o seu programa de redução de efectivos.
Fundo de Pensões recebeu injecção extraordinária
Qual o executivo que merece ganhar mais
Zeinal Bava é o CEO mais bem pago em função do lucro. Mas Vasco de Mello ganha face às receitas.
Quarta-feira 17 Março 2010 in “Diário Económico” por Filipe Alves (filipe.alves@economico.pt)
Com o tema da remuneração dos gestores na ordem do dia, as grandes empresas nacionais começam a revelar os salários dos seus administradores executivos. Mas além da comparação em termos absolutos, que esconde as diferentes dimensões das empresas e dos mercados onde actuam, é possível avaliar os ordenados dos gestores em função de vários indicadores operacionais.
Tendo em conta os custos com pessoal, a CEO da EDP Renováveis, Ana Maria Fernandes, é a mais bem paga: 5,8 mil euros por cada milhão de euros dispendido com os salários de funcionários. Mas se o critério for o lucro, é já o CEO da PT, Zeinal Bava, quem ocupa o lugar cimeiro, auferindo 2,69 mil euros por cada milhão de lucro gerado. Por sua vez, o CEO (e ‘chairman’) da Brisa, Vasco de Mello, é o mais bem remunerado tendo em conta as receitas geradas, com 639 euros por cada milhão. Por último, José Honório, CEO da Portucel, ocupa o primeiro lugar em função do EBITDA.
No entanto, esta comparação assenta somente nos dados já tornados públicos, sendo que apenas a PT e a Brisa divulgaram, para já, os valores detalhados para cada administrador, incluindo os salários recebidos de empresas participadas, tal como estipulam as novas regras da CMVM que vão entrar em vigor no próximo ano.
Este facto está a causar polémica entre as cotadas da praça nacional, com várias empresas a adiarem por mais um ano a divulgação detalhada dos ordenados dos gestores.
“Algumas empresas poderão cair na tentação de tentar esconder os salários que os gestores recebem de sociedades participadas, revelando apenas o que recebem das ‘holdings’”, disse um gestor que não quis ser identificado.
Mas, pouco a pouco, as grandes cotadas começam a aventurar-se neste campo onde, mais do que nunca, é necessário manter um fino equilíbrio, de forma a não afugentar o talento para outras paragens. “Temos de ter gestores de topo, com capacidade para competir a nível internacional.
Não podemos andar a alimentar sentimentos mesquinhos”, disse outro responsável de uma grande cotada, que também não quis ser identificado, devido à delicadeza do tema.
Rui Pedro Soares recebeu 1,53 milhões
Rui Pedro Soares, que se demitiu recentemente da gestão executiva da PT, na sequência do caso TVI, continua a ser quadro da operadora de telecomunicações.
O antigo administrador da Portugal Telecom, Rui Pedro Soares, que se demitiu devido à polémica em torno da tentativa de compra da TVI, teve direito a um prémio de gestão de cerca de um milhão de euros, relativo aos exercícios de 2006 a 2009.
Segundo os dados ontem divulgados pela operadora de telecomunicações, os gestores executivos da PT que exerceram funções no anterior triénio (2006 a 2008), incluindo Rui Pedro Soares, receberam em 2009 um prémio plurianual. Por decisão interna da operadora, este prémio apenas é pago no final de cada mandato, de modo a desencorajar eventuais tentativas de inflacionar os resultados da empresa. Ao todo, os gestores do triénio anterior – Henrique Granadeiro (‘chairman’), Zeinal Bava (CEO), Pacheco de Melo, António Caria e Rui Pedro Soares receberam 3,8 milhões de euros.
O ‘chairman’ e o CEO auferiram 1.019.271 euros cada, ao passo que os restantes gestores, tiveram direito a um bónus de 586.853 euros cada. Rui Pedro Soares recebeu ainda salário fixo (498,1 mil euros) e prémio variável de 2009 (449 mil euros), totalizando 1,533 milhões de euros.
Ainda assim, a gestão da PT ganha menos que as das suas concorrentes internacionais.
Salários dos gestores da PT valem 1,7% dos lucros
PT paga 14 mil euros por mês em salários fixos a Nuno Vasconcelos e Rafael Mora, da Ongoing.
17 Março 2010 in “ionline.pt” por Filipe Paiva Cardoso
A Portugal Telecom (PT) pagou 11,37 milhões de euros aos seus 29 administradores em remunerações relativas ao ano passado. Este valor representa 1,7% do lucro conseguido pela operadora em 2009 – 684 milhões de euros – e, do total, mais de metade foi pago em prémios de desempenho anuais ou plurianuais. Zeinal Bava, CEO, e Henrique Granadeiro, chairman, receberam 2,5 milhões e 1,67 milhões respectivamente, 37% do total.
No bolo de remunerações pagas pela PT, estão ainda incluídos os salários pagos pela empresa aos máximos responsáveis da Ongoing, Nuno Vasconcellos e Rafael Mora, assim como os ordenados de Soares Carneiro e Rui Pedro Soares, que se demitiram na sequência da divulgação das escutas relativas ao processo Face Oculta.
Estes dois últimos receberam um total 1,91 milhões de euros, a maior parte paga a Rui Pedro Soares: 1,53 milhões, dos quais perto de um milhão se deve a prémios a que Soares Carneiro não teve direito.
Já os líderes da Ongoing, empresa detentora do “Diário Económico”, receberam 198,6 mil euros de remuneração fixa da Portugal Telecom relativa ao ano passado. Nuno Vasconcelos, o dono da Ongoing, recebeu 113,3 mil euros – pouco mais de 8 mil euros por mês – e Rafael Mora recebeu 85,3 mil euros – 6 mil euros por mês –, já que ambos são administradores-não-executivos da operadora de telecomunicações nacional. Menos que na Europa
A remuneração paga pela Portugal Telecom aos seus administradores-executivos compara negativamente com a média praticada noutras operadoras europeias, isto numa avaliação preliminar, já que as empresas internacionais ainda não divulgaram valores relativos a 2009.
Assim, cruzando o valor pago pela PT, no ano passado com os valores pagos pela Vodafone, Deutsche Telekom ou Telefónica em 2008, notam-se bastantes diferenças.
Na Vodafone, os administradores-executivos receberam um bolo total de 27 milhões de euros, na Deutsche o valor chegou aos 17 milhões e na Telefónica aos 11,5 milhões.
Na Portugal Telecom, a administração-executiva recebeu um total de 6,8 milhões de euros no ano passado – considerando apenas um terço dos prémios plurianuais referentes a três anos. Mas os portugueses também não estão no fim da tabela. A France Télécom, TeliaSonaera, Belgacom ou Telekom Austria, para dar alguns exemplos, pagam menos que a PT aos seus administradores-executivos. Numa média simples, e considerando apenas 12 operadoras internacionais e as remunerações de 2008 dessas mesmas empresas, pode-se dizer que os administradores-executivos da PT ganham em média menos 35% que os seus homólogos.
Olhando apenas para as remunerações dos líderes das empresas, é possível concluir-se que Zeinal Bava poderia estar a ganhar melhor noutra operadora internacional. O líder de uma gigante como a Vodafone, por exemplo, encaixa por ano perto de 14 milhões de euros. Já na Deutsche Telekom, o CEO aufere pouco mais de 3,7 milhões de euros.
E em Portugal?
As empresas cotadas portuguesas ficaram desde este ano obrigadas por lei a divulgar as remunerações individuais recebidas pelos seus administradores. Porém, nem todas estão a divulgar integralmente. Tal ocorre porque há uma lacuna que permite omitir as remunerações pagas pelas subsidiárias das empresas aos responsáveis, o que faz com que os valores divulgados nos relatórios e contas possam não ser os absolutos. Estas omissões impedem assim uma comparação a 100% dos salários e prémios pagos aos administradores das empresas cotadas na bolsa portuguesa e, até ao momento, apenas a PT e a Brisa optaram pela divulgação integral dos valores pagos aos responsáveis.
Olhando para as remunerações na concessionária Brisa, o primeiro dado que salta à vista é o facto do CEO – cargo com mais responsabilidade – ter auferido menos em 2009 que os seus administradores. Vasco de Mello, segundo refere a empresa no seu relatório e contas, “solicitou à comissão de remunerações que não lhe fosse atribuído qualquer prémio”, tendo assim abdicado de mais de 265 mil euros de remuneração. O responsável máximo da Brisa fechou o ano com uma remuneração total de 492,5 mil euros, contra os 563 mil a 707 mil euros que os administradores da concessionária receberam – cada um com direito a entre 150 e 265 mil euros em bónus. A Brisa fechou o ano com 161 milhões de euros de resultado líquido, mais 6,4% do que o lucro que atingiu em 2008.
Ongoing passa a constar da lista de fornecedores da Portugal Telecom
A Ongoing aparece, pela primeira vez, na lista de accionistas com os quais a Portugal Telecom (PT) fez negócio em 2009. E por serviços prestados à PT, a Ongoing recebeu, durante 2009, um total de 2,78 milhões de euros. 17 Março 2010 12h18 por Alexandra Machado (amachado@negocios.pt) No relatório e contas, que vai ser votado na assembleia geral de 16 de Abril, a PT não concretiza (não é obrigada) em que negócios são feitas estas transacções, mas parte desse montante estará relacionado com a Mobitt (soluções para comunicação, marketing e publicidade), para a qual a Ongoing entrou na administração no último ano. Mas em Setembro, quando a PT revelou os negócios com partes relacionadas dos nove primeiros meses do ano, não havia transacções com a Ongoing.
Nos negócios com accionistas, a PT revela que vendeu à Ongoing, em 2009, um milhão de euros.
A factura da Heidrick & Struggles, onde Rafael Mora é "partner", à PT foi de 2,2 milhões de euros.
Além destes valores, os fundos de pensões da PT têm investimentos de 77 milhões de euros em veículos da Ongoing. A dotação foi de 75 milhões, mas os fundos valorizaram 4% nesse período, atingindo 77 milhões. Essa rentabilidade é aliás inferior aos 15% que os fundos de pensões da PT conseguiram, durante o conjunto de 2009.
Foi este investimento na Ongoing, aliás, que levou a PT a alterar as regras para a realização de negócios com accionistas.
Tal como o Negócios avançou, existe agora um limite a partir do qual, os investimentos têm de ser aprovados no conselho de administração. As transacções acima de um milhão de euros estão sujeitas a aprovação pelo conselho de administração. As operações de 100 mil euros a um milhão de euros só podem ser aprovadas depois de luz verde da comissão de auditoria.
Além dos negócios com a Ongoing, a PT registou, ainda, transacções em 2009 com a Caixa Geral de Depósitos, com o BES, Visabeira, Controlinveste e Barclays.
A Caixa contrata à PT 32 milhões de euros, enquanto a operadora só "deu" 4,9 milhões de euros com o banco público.
Com o banco de Ricardo Salgado, a relação é mais intensa. A PT contratou 23,7 milhões ao BES, enquanto o banco privado comprou 25 milhões à operadora. Os fundos de pensões da PT têm uma posição accionista no banco, que tinha em Dezembro um valor de 140 milhões. Além disso, a PT entrou no fundo de capital de risco do BES com dois milhões de euros.
Os negócios prestados pela PT à Visabeira diminuíram em 2009 de 32 milhões para 6,2 milhões de euros. Mas continuou a ser um grande fornecedor da PT, com 87,9 milhões de euros. À Controlinveste, a PT passou, em 2009, facturas a cobrar 40,6 milhões.





Sem comentários: