"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

18/03/2010

Homenagem a uma Abelha obreira e respectivo Zangão!!!

Começo por pedir desculpa a todos pela minha ausência aqui desta minha casa muito querida.
Todos sabem qual é a razão, mas nem eu sonhava que iria ter tanto trabalho e que o mesmo me absorveria tanto tempo.
Antes de começar, gostaria de vos dizer que se não fosse com a preciosa ajuda do José, muita coisa importantíssima estaria por fazer, tal como detectar e referenciar as lixeiras bem como um um sem fim de trabalhos de importância vital.

Para que eu possa estar agora aqui sentada a escrever este texto, o José e o meu colega da Coordenação estão no terreno para mais acções.
Por alguma razão somos o Concelho com mais lixeiras assinaladas, que se não forem removidas no dia 20, serão até ao dia 26/03, porque para lá dessa data as Autarquias terão que pagar e não é pouco.
Saliento ainda, que o José fará no dia 20 a cobertura fotográfica para a United Photo Press.

A coordenação concelhia, onde eu e o meu amigo Prof. Egas estivemos mais activos, assumiu especialmente as funções: pedagógica, informativa e de divulgação.
Estivemos em várias Escolas, públicas e Privadas. Distribuímos cartazes e folhetos por todo o lado e fomos dando conta das nossas acções não só em variadíssimas reuniões sucessivas, ora com as Juntas, ora com a Câmara Municipal.
Demos entrevistas à Radio Local, recorremos à Imprensa Local, etc.

Para além destas acções, estabelecemos as parcerias para o fornecimento de todo o material necessário, que está já todo praticamente distribuído.
Todos os voluntários terão um reforço alimentar rudimentar e muita água, o qual será comparticipado pela Autarquia.

A parte da logística foi estudada também por nós, em parceria com a Câmara Municipal.
Dispomos de todo o tipo de transportes necessários à acção, desde camiões, escavadoras e tractores.
A nível de inscritos, temos até ao momento 80 pessoas na página do Grupo de Cerveira, mais cerca de 120 Escuteiros e ainda mais 15 voluntários inscritos na Associação recreativa de Nogueira.
Este é o número que posso confirmar, mas tenho a certeza que muitos mais estão inscritos nas Juntas de Freguesia.

Para concluir, digo-vos que me sinto cansada mas muitíssimo feliz...voltaria a fazer tudo de novo.
Aliás ainda vem aí o durante e o depois. Estão previstas acções contínuas no depois, de forma a prevenir que as nossas lindas montanhas e todos os belos recantos desta vila idílica nunca mais sejam conspurcados.
Veremos se seremos capazes ou não. Eu tenho a certeza que sim...

Por último, um apelo a todos os leitores deste Blogue. Este é o maior movimento cívico nacional, o que vai mostrar que somos um povo consciente dos valores mais preciosos, como a preservação do ambiente, o respeito pela natureza, o amor à nossa terra. Não se esqueçam que vamos fazer História e que esta acção vai ter repercussão mundial.

Eu Vou Limpar Portugal e Vocês Vão Ficar em Casa???

Fernanda Ferreira (Ná)


Nota:
Quem assim trabalha merece todo o nosso apoio e tudo quanto se disser é curto e fica muito aquém do que se devia fazer para os enaltecer! Pessoalmente nesse dia irei acompanhar os escuteiros aqui da área! Bom trabalho Portugal!!!

5 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo Luís,

Estou estupefacta!
Quando vi a minha foto e a do meu filho fiquei "aparvalhada", depois leio um texto que me é familiar e só depois entendo a sua intenção.

Meu bom amigo, estou sem palavras.

Nós aqui também vamos ter os nossos escuteiros, incluindo os Lobitos com os seus chefes, 3 grupos.

Oxalá corra tudo bem e não chova.
Vamos Limpar Portugal!!!!

Beijinhos muito grandes (espere soa mal), beijos grandes.

Luis disse...

Querida NÁ,
Roubei-lhe a fotografia julgando que tratava do casal que pretendia homenagear, mas afinal enganei-me saiu o filho. De qualquer forma o que interessou foi a ideia e espero que não se zangue...
Grandes Beijos de muita Amizade.

Unknown disse...

Caro Luís,
que linda homenagem, como muito bem diz tudo o que possamos fazer ou dizer para os enaltecer é muito pouco.

Beijinhos,
Ana Martins

**Viver a Alma** disse...

Luis

A Ná é impagável e imparável! E o Jos
é, bem mais calmo é uma força da natureza também.
Eu faço parte do movimento, mas estou sózinha, porque nesta aldeia a população é maioritariamente envelhecida e não está muito pelos ajustes de limpar seja o que for...nem sequer dividir o lixo, e os contentores para o efeito, situam-se mesmo lado dos normais! Sempre que passo por lá, debruço-me para observar se há papelão ou plásticos que normalmente o supermercado e restaurante deitam sem zêlo. Então retiro o que houver e coloco nos respectivos.
Portanto...neste como noutros casos: mais vale só que mal acompanhada!

Não limpo a Natureza só nesse dia, mas em todo o ano,sempre que vejo situações de pouco respeito! - até já ouvi por aqui que sou "personna non grata"., porque me faço valer das Leis, já que as pessoas não agem de outro jeito!
Até maluca me chamaram já! - É este o preço que se paga por não corroborar com ausência de amor pela Natureza e não só!
Mas depois sou recompensada doutras formas! - que o céu faz chegar até mim.

Mas então a seguir ao dia 20 que penso seja memorável, entrarei em retiro.Este local onde resido, presta-se a isso.

Deixo o meu abraço fraterno.

Mariz

Não é necessário ir lá outra vez ao meu blog
Não se incomode

Luis disse...

Querida Mariz,
Acredite que adorei o seu espiríto e o seu humor ao referir-se a essa "malta" que vive perto de si! "São porcos e mal agradecidos"!!!
Actualmente o Português está porco e desleixado mas houve tempo que assim não era. Lembro-me de amigos Suiços que quando nos visitavam dizerem que as nossas cidades e vilas ainda eram mais limpas que as deles. Julgo que tudo isto é o preço da "bandalheira" e da "libertinagem" em que vivemos...
Um beijinho amigo.