"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

24/03/2010

LIMPAR PORTUGAL - Famosos ajudaram na limpeza

Margarida Vila-Nova, Patrícia Bull, João Manzarra, Carla Chambel e as Just Girls foram algumas das caras conhecidas que se assossiaram aos jovens membros da “Ordem das Asas” da Leopoldina e aos milhares de portugueses que ajudaram a limpar o Parque de Monsanto, em Lisboa. Esta Operação “Limpar Portugal”, juntou cerca de 100 mil voluntários que recolheram mais de 70 toneladas de lixo por todo o País.

Noticia no Destak de 23/03/2010

2 comentários:

A. João Soares disse...

Caro Luís,

Escrevi há tempos que esta operação seria uma bofetada nas autarquias e no Governo pelo desleixo dos serviços responsáveis em relação à limpeza das florestas e do ambiente em geral. Não são os contribuintes que, depois de pagarem os impostos, têm de limpar as lixeiras que os incapazes «responsáveis» deixaram criar.

Se esses «responsáveis» não aprenderam a lição, agora há que denunciar as suas incapacidades e incompetências para que os eleitores se esclareçam quanto ao próximo voto.

É preciso sabermos como «trabalham» os eleitos. É preciso fazer a avaliação do seu desempenho. O povo que paga deve saber como está a ser servido e exigir responsabilidades.

Há que lançar novas campanhas, mas não de trabalho duro como o do dia 20. Devem ser campanhas de aviso daquilo que está mal e exigir que seja reparado. E se não for reparado em tempo aceitável, deverá ser denunciado publicamente, e inclusivamente levado ao conhecimento do PROVEDOR DE JUSTIÇA que defende os cidadãos dos erros, abusos e incompetências das autoridades.

A todos os que se dedicaram com empenho ilimitado ao esforço do dia 20, os meus parabéns e agradecimentos pelo interesse em defender o nosso ambiente.

Sem dúvida, a iniciativa de LIMPAR PORTUGAL foi um êxito, mesmo que ainda continue a haver algumas lixeiras.

A experiência deve ser bem aproveitada, antes que seja esquecida. O ser humano tem debilidades e uma delas é o esmorecimento do entusiasmo.

Para não perder o entusiasmo, sugiro que se façam outras campanhas que nem precisam ser tão desgastantes, para manter o amor às causas públicas.

Sugiro a seguinte:
Em benefício dos peões: fazer um relato de todas as deficiências existentes nas áreas utilizadas pelos peões e apresentar nas respectivas Câmaras Municipais. É fácil e rápido.

Grupos de três pessoas percorrem uma rua nos dois sentidos, vão por um passeio e regressam pelo outro, tomando nota de pedras arrancadas no passeio, lancis do passeio lascados, etc, etc.
Cada deficiência deve ter uma muito curta descrição e a distância ao nº de porta mais próximo (10 metros a seguir ao nº20… ou 5 metros antes do nº32…)
Para planear, cada grupo é encarregado das ruas tal, tal e tal…
Depois os papeis todos são passados para Word e enviada cópia à Câmara.

Se nos três meses seguintes, nada for reparado, enviar para conhecimento e acção conveniente ao Provedor de Justiça, e no mês seguinte para os jornais e TV

Muitas outras coisas podem e devem ser feitas, exercendo o direito e dever de cidadania.

Onde hoje falta uma pedra do passeio amanhã haverá um buraco perigoso para quem se desloca com dificuldade (cadeira de rodas, invisuais, mães com carrinhos de bebés, pessoas com canadianas, idosos de bengala, etc)

Não é tarefa difícil e os estudantes a caminho de casa, uma vez por uma rua outra por nova rua, podem observar e relatar o estado de várias ruas numa semana sem perder tempo.

Um abraço
João

Luis disse...

Caro João,
Boas ideias as que propões!
Há que aproveitar a embalagem para operações de caracter civico do tipo que preconizaste. O ideal seria a coordenadora da operação Limpar Portugal tomar a iniciativa de programá-las.
Um abraço amigo.