"Vós que lá do vosso império, prometeis um mundo novo...CUIDADO, que pode o povo, querer um mundo novo a SÉRIO!" In: António Aleixo

06/03/2010

O exemplo que veio da Madeira

ARREGAÇAR AS MANGAS

No meio de tantas trapalhadas, de escutas legais para uns e ilegais para outros e de um “polvo” com tantos tentáculos, que vão desde a Universidade Independente às sucatas, passando pelo controlo de órgãos de informação, ainda vimos como uma chuvada diluviana causou uma tragédia na Madeira: 42 mortos, 8 desaparecidos, muitos feridos, inúmeras casas, estradas e pontes destruídas, etc.
Mas, logo a seguir, vimos como os madeirenses reagiram e não ficaram à espera de socorro nacional ou internacional. Os madeirenses logo no dia a seguir “arregaçaram” as mangas e começaram a limpar a lama e a verdade é que, passada uma semana, a cidade do Funchal já está praticamente limpa e as estradas cortadas na ilha já estão restabelecidas.
Foi um exemplo para todos os portugueses: vizinhos a ajudar vizinhos, camiões de empresas privadas a ajudar a reconstruir caminhos e estradas, etc., etc. o que vem comprovar que o português perante as desgraças não desanima, levanta a cabeça e a vida recomeça! Até a engenharia militar provou que continua a ser uma mais-valia mesmo em tempo de paz: colocou em 2 dias uma ponte, permitindo que uma vila isolada retomasse a sua única ligação.
Fantástico!

Mas a imagem que mais me impressionou, logo 2 dias depois da tragédia, foi ver um grupo de cerca de duas dezenas de jovens, com as mochilas às costas, cheias de víveres e de garrafas de água, trepando por um monte acima, escalando-o autenticamente, de pedra em pedra, até chegar a uma aldeia completamente isolada, levando alimentação aos seus habitantes!
Somos um país com quase 900 anos e estes madeirenses provaram que continuamos a ter as nossas seculares qualidades de sobrevivência e de luta perante as adversidades, Bem hajam madeirenses pela vossa coragem! São um bom exemplo, no meio deste clima de desnorte e de crise em que o poder político nos colocou. Mas vamos vencer também esta adversidade socioeconómica e financeira. Como sempre. Basta seguir o exemplo madeirense, na limpeza e não só.
Jorge da Paz Rodrigues, no Blogue “Heróis do Mar”

NOTA: O porquê desta diferença de comportamentos deve-se essencialmente aos condutores de homens existentes na Madeira e aqui no Continente, pois sempre ouvi dizer que quem comanda é que faz os homens serem Grandes ou pequenos! Podemos não gostar do Jardim mas que ele é bem melhor que o sócrates está-se a ver! Queira Deus que aprendam com os madeirenses... Por cá há um punhado de pessoas que também estão a dar mostras de como "LIMPAR PORTUGAL"! Será que "eles", os (des)governantes, aprendem mesmo a governar???

Sem comentários: